Clubes pelo Mundo: Atletas brasileiros se destacam em competições internacionais de Ginástica Rítmica, Tiro Esportivo, Vela e Esgrima

13, Março 2023
clubes pelo mundo

Na Ginástica Rítmica, Maria Eduarda Alexandre, da Associação Toledana de Ginástica Rítmica, ficou em quarto lugar na Aphrodite Cup, competição realizada em Atenas, na Grécia. Foi a primeira competição internacional na categoria adulta dela, que tirou a nota 28.250 nas maças, seu principal aparelho. Maria já está classificada para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, no Chile. 

me
Crédito: Comitê Olímpico do Brasil 

No Tiro Esportivo, Emanuel Munaretto, do Clube Alagoano de Tiro Olímpico (CATO) ficou em 40º lugar na etapa de Doha da Copa do Mundo, na prova de fossa olímpica. Ele começou muito bem, terminou o primeiro dia com 74 acertos em 75 tiros, mas acabou perdendo posições nas últimas séries. Arthur Fortunato, do Clube de Campo de Rio Claro, foi 57º. 

tiro esportivo
Crédito: Acervo Pessoal

Na Vela, quatro atletas garantiram vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, marcados para outubro. Nas seletivas, Marco Grael e Gabriel Simões (Clube dos Jangadeiros) venceram na classe 49er, enquanto Samuel Albrecht, do Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva, e Gabriela Nicolino, do Iate Clube do Rio de Janeiro, ficaram com a vaga na Nacra 17. 

vela
Crédito: Divulgação/Assessoria de imprensa

Na Esgrima, no começo da última semana, foram disputadas as provas por equipes do Pan-Americano cadete e juvenil: prata no florete feminino e no sabre masculino. Carolina Becheret (Paulistano), Rafaella Gomes, Livia Matos(Grêmio Náutico União) e Gabriella Vianna (Pinheiros) fizeram parte do florete. No sabre, Matheus Becker (Pinheiros), Lorenzo Chierighini (Paulistano), Rafael Lee (Paulistano) e Renato Saliba (Paulistano) formaram o time.

esgri
Crédito: Confederação Brasileira de Esgrima

Ainda na Esgrima, foi realizado o Grand Prix de Budapeste, na Hungria, reunindo as melhores atletas do mundo na espada. Nathalie Moellhousen, do Pinheiros, foi eliminada na segunda fase. Victoria Vizeu (Paulistano) e Maria Carolina Guimarães venceram alguns duelos, mas não foram para a fase principal, que contou com as 64 melhores do torneio.