Trâmites para realização do Fórum Nacional de Formação Esportiva em 2023

17, Fevereiro 2023
Trâmites para realização do Fórum Nacional de Formação Esportiva em 2023

CBC e FENACLUBES seguem avançando nos trâmites visando a realização do Fórum Nacional de Formação Esportiva previsto para 2023.

Conforme disposto na Lei nº 13.756/2018, os recursos lotéricos poderão ser objeto de repasse entre as entidades esportivas recebedoras, mediante acordo, para fins de aplicação em programas e em projetos específicos, desde que previamente autorizado pelo órgão do Poder Executivo federal responsável pela área do esporte e observadas as finalidades, as regras e as condições de prestação de contas exigidas para os recursos transferidos.

Considerando as responsabilidades de cada entidade perante a Lei, e o interesse mútuo de promover a formação e a capacitação de recursos humanos no âmbito do segmento clubístico, o CBC e a FENACLUBES somaram esforços para realizar o Fórum Nacional de Formação Esportiva e promover um amplo debate nacional, visando: a) a massificação dos benefícios previstos no Programa de Formação de Atletas do CBC; b) a integração e o alinhamento estratégico das políticas esportivas multi-institucionais; c) a capacitação dos gestores dos Clubes; e d) a participação social na construção do esporte nacional.

Para dar celeridade a essa grande ação na busca de indicadores esportivos sobre os Clubes formadores de todos o país, as Diretorias do CBC e da FENACLUBES vêm trabalhando em conjunto nos termos da Lei e das boas práticas de governança, tendo já realizado diversas ações para viabilizar a realização do Fórum em 2023 e garantir toda a transparência aos atos praticados:

  1. Celebração de Acordo de Repasse de recursos lotéricos, objetivando a realização de Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva, aprovado em reunião da Diretoria do CBC e em Reunião Extraordinária da Diretoria Executiva da FENACLUBES, ambas realizadas em 31/01/2023, e já enviado para registro em cartório;
  2. Audiência dos Presidentes das duas entidades com a Ministra do Esporte Ana Moser e seus assessores, em 08 de fevereiro, para apresentar o Acordo protocolado visando a autorização para realização do repasse;
  3. Convocação de Reunião Extraordinária do Conselho Fiscal da FENACLUBES para 23/02/2023 para aprovação do repasse de recursos lotéricos para o CBC visando a realização de Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva;
  4. Convocação de Reunião Extraordinária do Conselho de Representantes da FENACLUBES (sindicatos) para 25/03/2023 para validação do Acordo de Repasse de recursos lotéricos para o CBC visando a realização de Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva;
  5. Convocação de Assembleia Geral Extraordinária do CBC a ser realizada em 25/03/2023 para validação do Acordo de Repasse entre as duas entidades pelos Clubes integrados.

Nesse momento dependemos da tramitação interna no Ministério do Esporte para seguir com as providências, visto que o Fórum Nacional de Formação Esportiva, só poderá ser realizado se houver a aprovação do repasse de recursos da FENACLUBES para o CBC, o que precisa ocorrer antes da realização do Conselho da FENACLUBES e da Assembleia Geral do CBC.

Todos os Clubes integrados ao CBC poderão participar do evento. Além disso, os Clubes cadastrados como Aspirantes até o dia 31 de março de 2023, também terão direito de participar com duas passagens áreas, hospedagem e alimentação.

Na campanha válida até 31 de março, o Fórum Nacional é um dos benefícios dos Clubes Aspirantes 100% isentos de contribuição associativa, que serão contemplados com passagens aéreas para participação em um CBI® e terão vaga garantida em um dos cursos de extensão da UNICAMP, renomada universidade com vasta experiência e produção em Ciências do Esporte. O investimento na capacitação dos técnicos esportivos terá impacto significativo no trabalho realizado junto aos atletas de cada Clube, os maiores beneficiados pelo Programa de Formação do CBC.

O objetivo principal do Fórum Nacional de Formação Esportiva é mapear todos os clubes formadores do país, e a partir daí construir indicadores que melhor direcionem a política de formação de atletas no Brasil.

Todo esse trabalho ganhou um reforço importante: das 20 Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC no desenvolvimento da política esportiva, 17 já aderiram à proposta e estão trabalhando para integrar todos os clubes que participam dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® ao Programa de Formação de Atletas. Com isso já temos a garantia do apoio a 39 esportes considerando os gêneros masculino e feminino. E seguimos em reuniões com as Confederações de Vela, Esgrima e Badminton para completar o rol de entidades parceiras e chegar a 45 esportes olímpicos beneficiados.

Trata-se de um enorme desafio que vai potencializar o fortalecimento do esporte no país e que tem no Fórum Nacional de Formação Esportiva um grande catalizador. A soma dos esforços institucionais pode alavancar a iniciativa do CBC e da FENACLUBES.

Junte-se a nós!

Confira nos vídeos como fazer parte da maior Rede Nacional de Clubes Formadores:

Categorias de Integração ao CBC:

Clube Aspirante: