Ginástica Rítmica chega à sua última competição nacional de 2022

23, Novembro 2022
Ginástica Rítmica chega à sua última competição nacional de 2022

A Ginástica Rítmica do Brasil está fechando mais uma temporada, e de acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica-CBG, é um ano para se comemorar.

2022 marcou o ano em que o esporte retomou suas competições e mostrou um crescimento. Prova disso é o Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Ginástica Rítmica de Conjunto “Ilona Peuker”, que reunirá 39 Clubes de 11 estados até o próximo dia 27, na cidade de Florianópolis/SC.

A competição encerra a temporada e de acordo com Candida Aragão, Coordenadora de Competições da Confederação Brasileira de Ginástica-CBG, é mais um momento de muita expectativa não só pelos Clubes e pelas atletas, como também por toda a organização. “É nossa última competição do ano e como sempre as expectativas são as melhores, seja pelo desempenho das atletas como pela participação das entidades, coordenação técnica e arbitragem”.

Vibrando com o encerramento do ano, Candida Aragão também destacou a importância da parceria da CBG com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, principalmente já de olho nas futuras competições. “A parceria com o CBC é de extrema importância para o desenvolvimento da modalidade, gerando assim a maior participação das entidades nas competições nacionais e consequentemente trabalhando na Formação dos Atletas. Esperamos poder contar com o apoio do CBC para as próximas edições, visando mais entidades participarem dos CBI”, finalizou.

Quem foi Ilona Peuker

O Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Ginástica Rítmica de Conjunto tem o nome de “Ilona Peuker” e será disputado em conjunto com provas de arco, bola e fita.

Ilona Peuker (Véghely Ilona) foi uma brilhante artista, criadora, mestra, professora e técnica de Ginástica Rítmica nascida em Budapeste, Hungria, em 29 de julho de 1915, que veio a falecer no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1995.

Ela criou uma escola própria de movimento e foi responsável pela divulgação da Ginástica Rítmica no Brasil. Implantou-a em todo o território nacional, ministrando centenas de cursos dirigidos à ginastas, profissionais de Educação e de Educação Física.