Curso de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas do CBC é considerado um grande sucesso

29, Setembro 2022
Curso de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas do CBC é considerado um grande sucesso

Quando o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC anunciou a realização do Curso de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, era certeza que tudo ia dar certo.

No entanto, as expectativas foram superadas. Em poucos dias todas as vagas disponíveis foram preenchidas pelos 54 alunos de oito estados, representando todas as regiões do país.

O curso, que tem o objetivo de capacitar os profissionais de Clubes com conceitos e conhecimentos atuais relacionados à Formação e Desenvolvimento de Atletas em longo prazo, além de capacitar os interessados para a realização de trabalhos e projetos com resultado a ser mensurado em longo prazo e presentes em suas organizações, está completando sua primeira fase.

Nesta primeira fase, além da participação do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC com a presença do Vice-Presidente, Dr. Fernando Cruz, o Comitê Olímpico do Brasil-COB, participou através da palestra na abertura, do Diretor de Desenvolvimento Esportivo, Kenji Saito. Além deles, a Unicamp teve papel fundamental através das aulas ministradas pelos professores Dr. Leandro Mazzei e Dra. Larissa Galatti.

Entre os diversos temas abordados nesta primeira etapa se destacam a Formação e Desenvolvimento de Atletas, além do Papel do Treinador Esportivo. Mas muito mais ainda está por vir.

A segunda parte do curso começa no próximo dia 04 de outubro e o destaque ficará por conta da troca de experiências entre os participantes na Formação e Desenvolvimento de Atletas nos Clubes. As aulas estão programadas para os dias 04 e 06 de outubro, com a posterior apresentação do trabalho final no dia 11.
kenji

A iniciativa do Curso de Formação e Desenvolvimento de Atletas do CBC em parceria com a Unicamp recebeu elogios do Diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito. “A iniciativa do CBC em capacitar os profissionais dos clubes e em especial os treinadores é excelente e assim como o tema do curso proposto. É uma ação de muita relevância e em completa sinergia com o que acreditamos no Comitê Olímpico do Brasil”.
mazzei

O Professor Dr. Leandro Mazzei, que é o Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Unicamp, também falou sobre este primeiro momento do curso. “Os profissionais têm buscado cada dia mais fazer a ligação da parte prática com a parte acadêmica. Aqui temos uma iniciativa inédita, a junção de uma entidade importantíssima para o esporte, o CBC, que trabalha com aqueles que são a base, os Clubes, e a UNICAMP, uma grande instituição do nosso país, que é reconhecida internacionalmente”.

O Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz, também avalia o curso como algo que trará grandes benefícios aos Clubes e já projeta novas edições para o ano que vem. “O profissional tem buscado cada dia mais a sua capacitação, e esse curso traz a união do conhecimento científico da conceituadíssima Unicamp e a prática do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes–CBC. Estamos muito empenhados em sempre trabalhar em prol deste tema e esperamos manter a parceria com a Unicamp para a realização de novos cursos no ano que vem”, finalizou.