CBI® de Águas Abertas será disputado em Fortaleza/CE

24, Junho 2022
CBI de águas abertas

Águas Abertas é um esporte em que o Brasil já conquistou, e continua conquistando, importantes medalhas, além de sempre revelar grandes ídolos nacionais.

É o caso dos nomes de Allan do Carmo e Guilherme Costa, entre os homens, e principalmente Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, entre as mulheres. E foi exatamente entre as mulheres em que o Brasil conseguiu elevar o nome das Águas Abertas a patamares nunca antes alcançados.

Poliana Okimoto foi a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha nas Águas Abertas em Jogos Olímpicos. Foi um bronze na edição de 2016 no Rio de Janeiro. Seguindo as mesmas braçadas de Poliana Okimoto, veio Ana Marcela Cunha que além de ganhar diversos Campeonatos Mundiais, na edição dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 conquistou medalha de ouro na prova dos 10 km.

Com o objetivo de descobrir e formar mais “Allans”, “Polianas” e “Anas Marcelas”, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, em parceria com o Comitê Brasileira de Clubes-CBC, realiza neste final de semana em Fortaleza, a 27ª edição do Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Águas Abertas.

A competição vai estar cheia. Atletas de 18 estados estarão nas águas cearenses. Nos 5 km, 146 atletas de 30 Clubes estarão competindo. Já nos 10 km, o total de atletas chegou a 102, representando 25 Clubes.

A competição ganha um “tempero extra” uma vez que garantirá aos primeiros colocados, vagas para disputar o Campeonato Mundial Júnior da Federação Internacional de Natação – FINA. Na prova de 10 km, os dois primeiros colocados no masculino e a primeira colocada no feminino (nascidos em 2003 e 2004), estarão selecionados. Já na prova de 5 km, as vagas ficarão para os dois primeiros colocados, tanto entre os homens como entre as mulheres, para atletas dos anos de 2007 e 2008.

É com grande satisfação que chegamos a mais uma etapa do Campeonato Brasileiro. Em Fortaleza, teremos um número expressivo de estados participantes, com o total de 18 e muitos atletas inscritos. Também teremos uma excelente participação dos melhores atletas do Brasil na idade infantil, juvenil e júnior. Esperamos ter grandes provas e grandes performances dos nossos atletas”, afirmou o diretor de Águas Abertas da CBDA, Sérgio Silva.

Mais informações sobre as provas e o nome dos atletas participantes, podem ser conferidos no site da CBDA.