CBC participa em Brasília/DF de homenagem à Seleção Brasileira de Basquetebol

21, Novembro 2022
CBC participa em Brasília/DF de homenagem à Seleção Brasileira de Basquetebol

O Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, Paulo Maciel, esteve nesta segunda-feira (21) em Brasília/DF, onde participou na Câmara dos Deputados, de uma sessão solene aos 100 anos da Seleção Brasileira de Basquetebol. A homenagem foi proposta pelo deputado Felipe Carreras, do PSB de Pernambuco, e contou com a participação de grandes ídolos do esporte como os ex-jogadores Oscar Schmidt, Alessandra Oliveira e Cadum Guimarães, além do ex-técnico da Seleção Masculina Cláudio Mortari.

O ídolo Oscar Schimidt, que começou sua carreira no esporte aos 13 anos, no Clube Vizinhança de Brasília, filiado ao CBC, confidenciou que seu sonho não era ser jogador de Basquete. “Meu sonho não era jogar basquete. Era, que nem todas as crianças da época, jogar futebol. Mas fui chamado por um técnico do Clube Vizinhança para experimentar o Basquete”. Oscar perseverou e lembrou de uma frase dita por seu técnico, que parece que deu muito certo na carreira do ídolo. “Meu técnico disse: ‘começa certo que um dia você vai acertar muitas’. Graças a ele, tive uma carreira de conto de fadas”.

O Basquetebol Feminino foi representado pela campeã mundial de 1994, Alessandra de Oliveira que também afirmou ter a vida mudada por causa do Basquete. “Ser uma atleta de alto nível é importante, mas primeiramente devemos ser uma boa cidadã. O Basquete me levou a isso. Também me levou ao mundo”, afirmou.

O presidente da Confederação Brasileira de Basketball-CBB, Guy Peixoto, relembrou um dos momentos mais marcantes em sua trajetória no esporte da bola laranja, exatamente quando foi convocado para defender a Seleção Brasileira. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida, quando eu pude representar o meu país, estar na Seleção Brasileira e vestir a camisa do meu Brasil. Um dos momentos mais emocionantes para um atleta é cantar o Hino Nacional numa competição onde a gente vai colocar a medalha de ouro no peito”, declarou Guy Peixoto.
paulo maciel, presidente do CBC em BrasiliaO presidente do CBC, Paulo Maciel, disse ser muita justa a homenagem feita pela Câmara dos Deputados, e o centenário da Seleção Brasileira enche o esporte nacional de orgulho. “100 anos de Seleção Brasileira de Basquetebol, esporte que revelou grandes ídolos, enche a todos nós do esporte de muito orgulho. Tenho a certeza que o Basquetebol vai continuar nos orgulhando demais durante toda a sua trajetória”.
paulo maciel e oscar schimdit