CBC encerra série de reuniões com Confederações e Ligas Nacionais para apresentação do planejamento estratégico 2022/2023

4, Fevereiro 2022
CBC encerra série de reuniões com Confederações e Ligas Nacionais para apresentação do planejamento estratégico 2022/2023

Nos últimos dias o CBC realizou uma série de reuniões virtuais com as Confederações e Ligas Nacionais parceiras, com o objetivo de alinhar estrategicamente a construção dos Planos de Trabalhos que contemplarão o Calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI do Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2022, que vai de 01 de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.

As reuniões contaram com a presença do CBC representado pelo Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo, seus principais Gestores e Equipe Técnica.

Pelas Confederações e Ligas Nacionais participaram do encontro desta quinta-feira (3), Presidentes, Dirigentes e Representantes, da Confederação Brasileira de Esgrima, Confederação Brasileira de Badminton - CBBd, Confederação Brasileira de Wrestling - CBW, Confederação Brasileira de Tiro com Arco - CBTARCO, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM, Confederação Brasileira de Hipismo - CBH, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, Liga de Polo Aquático – PAB, Confederação Brasileira de Basquete - CBB e Confederação Brasileira de Ginástica - CBG.

Ricardo Machado, presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) também destacou a importância com o CBC. “O apoio do CBC é essencial no desenvolvimento dos atletas e das competições e por isso essa parceria é muito importante para todos nós”.

O Presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini, destacou a importância e os avanços da parceria. “Já tivemos muitos avanços, justamente pela valorização dos CBI. É uma parceria extremamente importante entre a CBBd e o CBC, e é uma satisfação estarmos juntos em mais um ano”.

O Presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), João Cruz, falou da esperança de um ano melhor pós pandemia e dos esforços que foram feitos para a realização integral dos campeonatos. “Estamos muito animados para esse ano, espero que consigamos resolver coisas que ficaram pendentes, pelo impacto da pandemia, mesmo assim, com esforços em conjunto, conseguimos cumprir nosso calendário e nosso termo de compromisso junto ao CBC”.

Geraldo Campestrini, Diretor da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), também destacou a parceria com o CBC. “Este é um momento muito importante de integração e também gostaria de agradecer e ressaltar a importância da parceria com o CBC, para a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI do Tênis de Mesa”.

O presidente Flávio Cabral Neves da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), explicou que a entidade está animada para a reunião individual e acredita que a continuidade da parceria com o CBC fará o esporte cada vez maior no Brasil. “A nossa expectativa é aumentar cada vez mais o número de Clubes filiados ao CBC para assim podermos realizar mais CBI e desenvolver cada vez mais o Wrestling em todo o Brasil. Ano passado foi ótimo e para este ano esperamos fazer mais ainda e por isso estamos animados para a nossa reunião individual”.  

A exemplo das duas primeiras reuniões, Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, apresentou aos presentes as diretrizes para o Calendário 2022/2023, que servirão para fundamentar as próximas reuniões individuais com as entidades. Dentre as principais informações, destacou-se a busca de alternativas para a realização dos CBI em tempos de pandemia, sem a exigência de garantia (carta-fiança). Essas possibilidades serão discutidas com cada Esporte.

Os recursos para o Eixo de Competições estão garantidos pelo Edital de Empenho publicado no Diário Oficial da União (DOU), e caberá a cada entidade apresentar suas propostas de forma a contemplar o máximo de competições com os valores disponíveis.

No entanto, isso será tema de um estudo responsável dos custos que envolvem cada competição, a começar pela escolha do local e período, forma de disputa, entre outros critérios como a regionalização, de forma a otimizar os recursos versus os benefícios dos Clubes.

Segundo Arialdo Boscolo, a partir dos elementos apresentados, caberá a cada entidade fazer sua tarefa de casa com suas equipes técnicas, Clubes e Federações para avançarmos na definição dos planos de trabalho para o ano II. “O CBC é muito grato pela parceria com todas estas Confederações e Ligas Nacionais, entidades que conjuntamente com o CBC trabalham pelo esporte da base ao alto rendimento. Nosso pilar é o fortalecimento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI, para que deles saiam grandes atletas, ídolos nacionais, que sirvam de inspiração para que mais gerações continuem o legado do esporte brasileiro”.

AGORA É A VEZ DOS CLUBES!

Foi dada a largada para a elaboração do Calendário 2022/2023!

Para que as informações cheguem às entidades de forma correta e transparente, o CBC realizará na próxima semana uma Webinar com todos os Clubes Integrados. Será no dia 11/02, sexta-feira às 10h.

Fique atento! Em breve abriremos as inscrições.