CBC comemora 32 anos de fundação

9, Novembro 2022
CBC comemora 32 anos de fundação

Se alguém pensou um dia que não ia dar certo, se enganou profundamente. Neste 9 de novembro de 2022, o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC completa 32 anos de fundação.

Uma das principais entidades de apoio ao Esporte e à Formação de Atletas, o CBC foi fundado em 1990. Inicialmente o nome era Confederação Brasileira de Clubes e seu o objetivo principal era incentivar e ajudar na criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de Congressos para o aprimoramento do segmento.

Mas o crescimento do CBC era eminente e em 2002, apoiou a constituição da FENACLUBES, entidade sindical de 1° grau para atuar de forma conjunta na defesa dos Clubes junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal. Posteriormente, em 2011, também o CBC conseguiu sua inclusão no Sistema Nacional do Desporto – SND como representante do segmento de clubes e passou a receber recursos das loterias federais para apoiar os clubes na formação de atletas, sua maior conquista!

Nesses 32 anos de história, o CBC comemora todos os passos dados até este momento, levando a entidade a trilhar o caminho certo na integração de mais de 270 Clubes que já participaram do Programa de Formação de Atletas, atendendo as cinco regiões do país e já está colocando em prática diversos projetos com o objetivo de ter atletas clubísticos representando da melhor forma possível nosso país no maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos Paris 2024.

O presidente do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, Paulo Maciel, destacou a importância do trabalho da entidade em prol do esporte nacional. “Hoje temos no CBC uma equipe mais que comprometida com o esporte nacional e enquanto eu for o presidente, vou trabalhar duro para que possamos juntos com os Clubes, fazer o esporte brasileiro crescer cada vez mais”.

Neste 9 de Novembro também é comemorado o Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. A data instituída pela Lei nº 12.333/10, tem o objetivo de homenagear estes que são a base do esporte em nosso país, e faz referência à data de criação do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

O CBC se orgulha de sua história e agora por seus 32 anos de atuação conjunta com os Clubes! E parabéns para todos aqueles que são os pilares do esporte em nosso país!