27 de junho – Dia do Voleibol

27, Junho 2022
dia do voleibol

O Voleibol foi criado nos Estados Unidos em 1895 por um professor de Educação Física chamado William George Morgan, e inicialmente o esporte recebeu o nome de “mintonette”. Como na época o Basquetebol estava em “alta”, a ideia do professor americano era criar um esporte que houvesse pouco ou quase nenhum contato físico, e por isso, colocou duas equipes em cada lado da quadra, separados por uma rede.

A criação do nome Voleibol foi ideia de outro professor: Alfred Halstead. Segundo ele, os movimentos do novo jogo sugeriam um voleio, ou seja, uma jogada feita no ar e como isso era feito com as mãos, estava criado o “Volley Ball”.

O que os professores Morgan e Halstead não imaginavam é tamanha a proporção que o Voleibol iria tomar. A partir de 1910 o esporte começa a chegar a diversos outros países. No Brasil, o esporte começou a ser praticado ainda de forma tímida a partir de 1915.

Assim, como o esporte evoluiu consideravelmente, em 1947 foi criada a Federação Internacional de Voleibol-FIVB e a realização de várias competições internacionais. Alguns anos depois, em 1964, o Voleibol fez sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Japão.

No Brasil, o Voleibol é hoje o segundo esporte mais praticado no país, ficando atrás apenas do Futebol. E não é à toa que Voleibol é um dos esportes que mais trouxeram medalhas para o país em edições de Jogos Olímpicos.
geração prata 1984

 

Tudo começou em Los Angeles 1984 quando a Seleção Masculina de Voleibol do Brasil conquistou o segundo lugar na competição, ficando conhecida como a “Geração de Prata”. Depois disso, os homens conquistaram mais cinco medalhas em Jogos Olímpicos, sendo ouro em Barcelona (1992), Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) e mais duas pratas em Pequim (2008) e Londres (2012).

Bernardo Resende, o Bernardinho, ex-jogador e técnico de Voleibol, conquistou 6 medalhas em Jogos Olímpicos, sendo uma como jogador (a prata em 1984 - na foto acima, Bernardinho é o terceiro jogador agachado da esquerda para a direita) e outras seis medalhas como técnico. Nesta função, Bernardinho comandou as seleções femininas em 1996 e 2000 e no masculino ganhou medalhas em todas as Olímpiadas de 2004 a 2016.

Para Bernardinho, o sucesso do Voleibol se deve muito ao fato de você acreditar e se dedicar a algo. "Quanto mais as pessoas acreditam em alguma coisa, quanto mais se dedicam à ela, mais podem influenciar o seu acontecimento". 
seleção londres 2012

 

No Feminino o Brasil também é vencedor de muitas medalhas em Jogos Olímpicos. Foram cinco no total, dois ouros conquistados em Pequim (2008) e Londres (2012), uma de prata em Tóquio (2020) e duas de bronze conquistadas em Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Versão praia

O Voleibol nasceu tão grandioso que apenas uma versão indoor não seria suficiente. Foi por isso que em 1915 o esporte começou a ser praticado nas praias do Havaí. Em 1930, veio para as praias brasileiras.
volei de praia

 

E esta chegada do esporte ao Brasil certamente fez com que atletas brasileiros fossem considerados os “donos da praia”. Prova disso foi a primeira participação do Vôlei de Praia em Jogos Olímpicos. Foi em Atlanta 1996 e as meninas do Brasil dominaram. Conquistaram ouro e prata em uma final verde e amarela. Depois disso ainda foram conquistadas medalhas em Sydney-2000, Atenas-2004 e Rio-2016. No Masculino as conquistas na praia aconteceram Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.

Recentemente o Brasil foi Campeão Mundial de Vôlei de Praia em Roma, com a dupla Duda e Ana Patrícia do Praia Clube-MG. O técnico da dupla, Lucas Palermo falou da emoção de fazer parte de um esporte tão grandioso. "Participar de qualquer esporte é muito emocionante. O Vôlei de Praia em especial junta a emoção com a pressão, fazendo com que você melhore a cada dia para ser um melhor profissional e isso faz com que você entregue sempre 110% em cada jogo". 

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC parabeniza o Voleibol pelo seu dia e mantém seu compromisso de apoio aos Clubes formadores de atletas deste esporte, seja na quadra ou nas areias. Ao todo serão 16 CBI® de Voleibol, contando com as Superligas Masculina e Feminina e 30 de Vôlei de Praia, totalizando 46 competições apoiadas pelo CBC no Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, que começou em 01 de maio de 2022 e vai até 30 de abril de 2023.