Velório de Pelé acontece em Santos/SP

2, Janeiro 2023
Velório de Pelé acontece em Santos/SP

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, em nome de todo o segmento clubístico, lamenta o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, aos 82 anos de idade, que aconteceu na última quinta-feira (29), em São Paulo/SP.

Nascido na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Pelé é considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol.

Pelé atuou por quase toda a carreira no Santos Futebol Clube-SP, onde fez 1116 jogos e marcou impressionantes 1091 gols, conquistou duas Libertadores e dois Mundiais, além de inúmeros outros títulos. Antes de se aposentar, transferiu-se para o NY Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977. 

O Rei do Futebol tinha um grande amor pelo seu Clube de origem. Em sua despedida do Santos, Pelé ajoelhou-se no gramado, com os braços abertos e a bola à sua frente.

Com apenas dez meses da contratação de Pelé pelo Santos, o então garoto foi convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez para disputar a Copa Roca (atual Superclássico das Américas).

Pelé é, até hoje, o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo de Futebol. Com apenas 17 anos e 8 meses, foi campeão do mundo em 1958, na Suécia. Em sua primeira Copa do Mundo fez seis gols e foi o artilheiro do Brasil. Nessa edição, Pelé foi chamado pelos franceses de Rei do Futebol.

A despedida dos gramados foi em 1977 em um jogo do NY Cosmos contra o Santos, nos Estados Unidos. A partida contou com a presença de artistas, políticos e personalidades mundiais. Pelé disputou o primeiro tempo da partida com a camisa do Cosmos e o segundo tempo com a camisa do Santos. De acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes), o Rei marcou em sua carreira 1281 gols, sendo o maior artilheiro da história do futebol.

O Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, presta sua homenagem ao Rei do Futebol: “O Pelé deixa uma marca na história do Brasil e do mundo. É um nome que jamais será esquecido. Seu talento, toda sua trajetória e o amor pelo seu Clube, são inigualáveis. O Pelé será eterno no coração dos brasileiros, e é com muita tristeza que nos despedimos deste querido ícone do nosso país”.

Pelé e Paulo Maciel ao lado a foto da camiseta autografada por Pelé e exposta na sede do CBC Campinas
   Pelé e Paulo Maciel ao lado foto da camiseta autografada exposta na sede do CBC 

Pelé deixa a mulher Márcia Aoki e seis filhos, além de milhares de fãs pelo mundo. O velório de Pelé acontece na Vila Belmiro, no Santos Futebol Clube, seu Clube do coração. A cerimônia seguirá até às 10 horas de terça-feira (03), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos até a Memorial Necrópole Ecumênica. A cerimônia de sepultamento será reservada somente para familiares.

Nossa gratidão eterna ao grande ídolo que nos inspira para o Esporte e para a vida!!