Planejamento dos Clubes para a escolha dos Esportes

12, Dezembro 2022
Planejamento dos Clubes para a escolha dos Esportes

O planejamento estratégico é um processo importante dentro da atividade do gestor de todas as organizações, e não é diferente nas entidades do meio esportivo. Compreender o que deve ser feito, por que deve ser feito e como serão as diretrizes que levarão ao seu crescimento, do tático ao operacional, é necessário especialmente para o alcance dos seus objetivos.

E no sentido de apoiar os Clubes nesse planejamento, durante o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva o CBC realizou a “Oficina de Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”, a qual foi capitaneada por um dos maiores especialistas do Brasil em metodologia PM Canvas, Prof. José Finocchio Júnior, e contou com o apoio dos Gestores do CBC.

Antes da realização da Oficina, o CBC apresentou, em painel específico, dentre outras, a Resolução da Diretoria nº 003/2022 – CBI, de 22/08/2022, a qual trata da escolha dos esportes que cada Clube terá que fazer para a participação nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, a partir do Ano III (2023/2024).

Nesse contexto, divididos em grupos, os Clubes monoesportivos e multiesportivos presentes no Seminário, realizaram um planejamento em uma matriz desenvolvida pelo CBC, na perspectiva da escolha adequada de esportes/gêneros com melhores perspectivas de resultados esportivos e obtenção de benefícios junto ao Programa de Formação de Atletas do CBC.

Visando o compartilhamento das informações e a garantia da transparência ativa, foram publicados os trabalhos dos grupos no site do CBC, que podem ser utilizados pelos Clubes como fonte de referência.

Acesse os materiais:

Muito importante que os Clubes comecem a planejar, desde já, a escolha dos esportes que pretendem obter os benefícios do Programa de Formação de Atletas do CBC, notadamente no Eixo Competições – CBI®, que em breve deverá ser aportado na Plataforma Comitê Digital, e para isso, a Matriz e os subsídios produzidos na Oficina serão essenciais.

Acesse a Matriz:

Em síntese, caso o Clube não seja contemplado nos critérios de meritocracia previstos no art. 1º da Resolução nº 003/2022, poderá participar de CBI®, com o apoio do CBC, até o limite máximo de 5 (cinco) esportes, entre os gêneros masculinos e feminino.

A escolhas dos esportes pelos Clubes está programada para o mês de janeiro de 2023. Fique atento aos comunicados do Comitê Brasileiro de Clubes por meio do boletim semanal, site e mídias sociais com mais informações!