Primeiro dia de atividades do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

1, Novembro 2022
Primeiro dia de atividades do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

Finalmente começou. Depois de muito esperar, a segunda-feira, 31 de outubro, marcou a abertura oficial do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Nacional do Clubes-FENACLUBES, que faz parte da programação da 2ª Semana Nacional dos Clubes. O evento está acontecendo no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR.

No discurso de abertura, o presidente do CBC, Paulo Maciel, destacou o árduo trabalho realizado pelos Clubes na Formação de Atletas. Lembrando de sua época de presidente de Clube, Paulo Maciel agradeceu a todos pela participação no evento. “O esporte olímpico cresce pelo trabalho feito nos Clubes. Fui presidente de Clube e sei das dificuldades que tínhamos na Formação de Atletas antes do CBC. Com a chegada do CBC e a descentralização dos recursos, muitos atletas têm tido a oportunidade de realizar suas viagens e participar de campeonatos. A participação dos Clubes e a contribuição na Formação de Atletas em nosso país é muito grande. É um prazer receber a todos aqui no VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva”, afirmou o presidente do CBC.

O presidente do Conselho Consultivo do CBC, Jair Pereira, destacou a importância da capacitação, não só dos membros do CBC, como também dos integrantes dos Clubes. “Lá no começo, quando a Lei tinha sido recentemente aprovada o que permitiu a descentralização de recursos para os Clubes, tínhamos a missão de capacitar tanto a gestão do CBC quanto os Clubes. Hoje neste seminário, temos total certeza da alta capacitação de todos para a Formação de Atletas. É uma enorme felicidade fazer parte dessa história”.

Outras atividades 

O primeiro dia do VIII Seminário de Formação Esportiva do CBC também foi marcado por uma série de outras atividades.

O Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Mazzei, fez a palestra sobre Formação de Atletas, tema do primeiro curso que está sendo finalizado por meio da parceria entre o CBC e a UNICAMP.
O curso, que foi um sucesso total de inscritos nesta sua primeira edição, marca com muito sucesso o início de um processo que certamente terá outras turmas com novos temas inerentes à capacitação dos gestores e técnicos esportivos. “A mensagem principal de minha passagem aqui pelo VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, foi transmitir aos participantes que existe uma parceria entre o CBC e a UNICAMP para proporcionar cursos de capacitação profissional, além disso, estimular para que os participantes pudessem pensar em cursos que eles gostariam de fazer parte, como por exemplo, a questão da Psicologia na Carreira dos Treinadores um dos temas sugeridos. A ideia foi mostrar esta parceria e as possibilidades que eles têm para os Clubes do Brasil”, finalizou Mazzei.

Na sequência, o tema da palestra foi a Antidopagem no Brasil. Hoje o árduo trabalho realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD, órgão ligado à Secretaria Especial do Esporte-SEE do Ministério da Cidadania, vem colhendo excelentes frutos tanto na prevenção como na educação de todos os envolvidos.

De acordo com a Secretária Nacional da ABCD, Luisa Parente, somente através de parcerias como essa com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, é possível levar o tema a um número ainda maior de pessoas envolvidas com o esporte. “A antidopagem vem conquistando cada vez mais espaço e isso é maravilhoso, pois é uma parte do planejamento esportivo. É realmente um tema que vem sendo absorvido pela comunidade e isso para nós é uma alegria muito grande. Essa parceria com o CBC é fundamental porque o CBC concentra todos os Clubes formadores de atletas, e então, é uma forma de falar e atingir a todos uma vez que dirigentes, técnicos e atletas, todos têm uma coparticipação dentro do trabalho da antidopagem em nosso país”, destacou a Secretária Luisa Parente.

O primeiro dia também contou com os Plantões Técnicos e Jurídico do CBC, onde os Clubes puderam tirar todas as dúvidas referente a documentos, prestação de contas e também sobre a nova modalidade de integração no CBC: o Clube Aspirante.

Além de tudo isso, os participantes também tiveram a oportunidade de receber das mãos do campeão olímpico de Voleibol, André Heller, que também é membro do Colegiado de Direção do CBC, o livro de sua autoria que acabou de ser lançado: Foque a Ação, colecione resultado. 

Livro, dedicatória e foto com um campeão olímpico. Nada melhor para encerrar um primeiro dia cheio de atividades.

As fotos do evento poderão ser conferidas no Flickr do CBC.