Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, José Roberto Guimarães destaca a importância dos Clubes na vida dos atletas

2, Novembro 2022
ze roberto

Uma das atrações do segundo dia do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva foi a palestra do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino e do Barueri Volleyball Club-SP, José Roberto Guimarães. Com o auditório lotado, Zé Roberto, como é carinhosamente chamado, contou um pouco de sua carreira de atleta, chegando a confidenciar que fez até aulas de Capoeira, Judô e Ballet com o objetivo de melhorar seu desempenho. “Eu sempre buscava o melhor e acreditava em tudo o que me diziam. Um dia me disseram que o Ballet também iria me ajudar, pois os bailarinos davam saltos bem altos. Então, não pensei duas vezes e fui para as aulas”. Tanto esforço deu certo e Zé Roberto integrou a Seleção Brasileira Masculina de Voleibol que participou dos Jogos Olímpicos de Montreal no Canadá, em 1976 e que terminou na sétima colocação no geral.

Quando decidiu encerrar a carreira de jogador, Zé Roberto continuou no Voleibol e sua primeira equipe como técnico foi o Mirim do Clube Paineiras do Morumby-SP. Em 1989, Zé aceitou o convite do então técnico da Seleção Brasileira Masculina, Bebeto de Freitas, para ser Assistente Técnico na equipe. Mas não demorou muito para um convite pra lá de especial chegar. O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol-CBV na época, Carlos Arthur Nuzman o convidou para assumir a Seleção Masculina nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992. Apesar do receio devido à falta de experiência, Zé Roberto recebeu um dos apoios mais importantes na vida de qualquer pessoa, o da família. Aceitou o convite, superou a desconfiança inicial dos atletas e o resultado disso tudo, todos sabem. O Brasil foi campeão olímpico de Voleibol Masculino.

José Roberto Guimarães também contou um pouco das histórias como mandatário na Seleção Brasileira Feminina de Voleibol. As conquistas e a decepção pela derrota nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 emocionaram os participantes. Devido à sua formação ser oriunda de um Clube, José Roberto explicou um pouco do projeto Barueri Volleyball Club-SP, Clube presidido pela filha Carolina Guimarães. “O Barueri é uma forma de retribuir um sonho. Ali eu posso ajudar e dar oportunidade para muitos atletas em início de carreira e assim, de alguma forma, retribuir aqueles que me ajudaram”.  

No fechamento de sua palestra, o técnico Zé Roberto destacou o trabalho dos Clubes e do CBC. “Os Clubes têm uma importante missão na vida dos atletas que é transformá-los em cidadãos e ajudam também no crescimento do esporte em nosso país. Já o CBC conhece a realidade do esporte no país e das dificuldades enfrentadas por todos. Por isso, o apoio dado pelo CBC é muito importante e a entidade passa a ser um parceiro que ajuda muito no desenvolvimento de todos os esportes, em especial o meu”.

Como mensagem final, José Roberto Guimarães destacou importante frase: “Sucesso no passado não garante sucesso no futuro. Tem que ter muito trabalho e dedicação para que sempre possamos escrever uma nova história em nossas vidas”, finalizou. Aplaudido de pé pelos participantes, José Roberto Guimarães, de forma muito gentil, atendeu a todos os pedidos de foto, inclusive fazendo uma foto especial com a nova mascote do CBC. E falando em mascote, importante lembrar que os novos mascotes do CBC ainda não possuem nomes. Porém uma votação está aberta e os nomes poderão ser escolhidos até o próximo dia 8 de novembro. Confira aqui.

ze roberto