CBC atualiza o Termo de Compromisso com os Clubes

14, Setembro 2022
CBC atualiza o Termo de Compromisso com os Clubes

Conforme amplamente divulgado, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC atualizou seus regulamentos internos, incluindo o Programa de Formação de Atletas, em atendimento à determinação do art. 23, do Decreto nº 11.010, 28 de março de 2022, assim como publicou no Diário Oficial da União – DOU o Ato Convocatório 10-A, Eixo de Competições do Programa, referente ao apoio financeiro para a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®.

Acesse aqui o Ato Convocatório 10-A publicado no DOU.

Neste sentido, para que se mantenha a coerência entre os normativos internos e o instrumento jurídico que rege as relações entre os Clubes e o CBC no tocante ao sediamento e à participação dos Clubes nos CBI®, intitulado de Termo de Compromisso, fez-se necessária a atualização deste documento, exigindo-se, com isto, que seja assinado novamente por todos os Presidentes/Comodoros responsáveis pelos Clubes.

É muito importante que os Clubes se apropriem de todo o conteúdo do Termo de Compromisso, para que conheçam e compreendam os objetivos, direitos e obrigações previstas no instrumento, mantendo a relação institucional estabelecida entre o CBC e seus Clubes integrados harmônica e alinhada com as diretrizes do Programa de Formação de Atletas do CBC e seu Mapa Estratégico.

Oportuno registrar que os prazos definidos não comportam prorrogações ou flexibilizações, e as exigências elencadas no instrumento são essenciais para os Clubes solicitarem os benefícios de passagens aéreas para participarem dos CBI®, bem como é fundamental a contratação do Seguro de Vida e de Acidentes Pessoais para seus atletas e membros de comissão técnica.

Especial atenção para o Plano de Comunicação de cada CBI e a correta e indispensável aplicação do Selo de Formação de Atletas do CBC nos uniformes de todos os atletas e integrantes da comissão técnica do Clube, inclusive nas competições interclubes municipais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais, reconhecendo o CBC como apoiador esportivo do Clube, de modo a  disseminar em todas as competições oficiais das quais participem o seu orgulho de integrar o CBC, e de fazer parte do núcleo de eficiência esportiva que forma atletas de alta performance e ídolos nos mais diversos esportes olímpicos, fortalecendo a marca e imagem do CBC, que representa a força dos Clubes na formação de atletas no Brasil.

Todos os Clubes já receberam a Circular nº 039/2022 contendo as orientações para assinatura do Termo de Compromisso via Plataforma Comitê Digital, inclusive, com as datas finais de entrega (30/09 – via digital e 10/10 – duas vias físicas pelo sistema Correios), sendo que, ultrapassado o prazo estabelecido o Clube ficará impedido de solicitar os benefícios das passagens aéreas até a sua regularização, na forma do item 6.2.1.1. do Ato Convocatório 10-A, e do art. 12, do Regulamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – RCBI.

O CBC trabalha incessantemente com foco na regularidade e conformidade, evitando que eventuais incorreções e/ou desatualizações possam prejudicar todo o sistema de execução dos recursos das loterias, e espera a cooperação, compreensão, atitude e proatividade dos Clubes no cumprimento das normas e prazos.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a área de Integração e Relacionamento: