Final de semana será movimentado com o início dos CBI® de Águas Abertas, Atletismo Sub 18 e Basquetebol Sub 15 Feminino

19, Agosto 2022
Final de semana será movimentado com o início dos CBI® de Águas Abertas, Atletismo Sub 18 e Basquetebol Sub 15 Feminino

O final de semana estará “recheado” de esportes para todos os gostos. Além dos que já estão em andamento - CBI® de Ginástica Rítmica e de Tiro Esportivo - terão início os Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® de Águas Abertas – Etapa Palmas/TO, o CBI® de Atletismo Sub 18 e o CBI® de Basquetebol Sub 15 Feminino.

Águas Abertas

No sábado (14) iniciará o Campeonato Brasileiro Interclubes - CBI® de Águas Abertas – Etapa Palmas/TO. Serão dois dias de competição, com mais de 190 atletas, de 25 Clubes participantes, envolvendo 12 estados brasileiros.

Ao todo são 4 etapas de CBI® de Águas Abertas durante o calendário 2022/2023. A primeira aconteceu em junho, na cidade de Fortaleza/CE, etapa que selecionou os atletas para o Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas 2022, que será realizado em Seychelles.

A próxima etapa em Palmas/TO será a seletiva para a Copa Bahia de Águas Abertas para os atletas nascidos em 2005 e 2006, e será realizada em Água Doce. Nessa prova já está confirmada a participação de 10 dos 12 atletas convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas 2022, em Seychelles.

Sérgio Silva, Diretor de Águas Abertas, falou das expectativas para esta próxima etapa. “As expectativas para Etapa de Palmas são as melhores. Será uma ótima etapa com ótimo nível técnico de disputa nas provas, tanto no Masculino quanto no Feminino”.

Atletismo

O Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Atletismo Sub 18 Loterias Caixa, vai até domingo (21), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista/SP. Cerca de 800 atletas de 140 Clubes estarão competindo, representando 18 estados mais o Distrito Federal.

O CBI® de Atletismo Sub 18 Loterias Caixa classificará todos os campeões em provas individuais para o Sul-Americano de Atletismo Sub-18, que será realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O segundo representante brasileiro será indicado pelo ranking nacional da categoria.

No ano passado, a Associação Desportiva Centro Olímpico-SP foi a campeã, somando 137 pontos nos 3 dias de competição, sendo o sexto título conquistado da equipe, na categoria. A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais foi a segunda colocada, com 116 pontos, seguida do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura-PR, em terceiro, com 111 pontos.

Mais informações sobre a competição, como programa horário e participantes, podem ser conferidos no site da Confederação Brasileira de Atletismo-CBAt. Clique aqui.

Basquetebol Feminino

Um total de 9 equipes representando seis estados estarão disputando no período de 20 a 25 de agosto, o Campeonato Brasileiro Interclubes-CBI® de Basquetebol Sub 15 Feminino – Etapa Única.

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball-CBB em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, acontece na Associação de Basquete de Foz do Iguaçu-PR.

As equipes estão divididas em dois grupos. No grupo A estão: Associação Foz Basquete-PR, Bax Catanduva-SP, Associação Adrianinha de Basquete-AADB-PE e MoveOn-DF. Já no grupo B estão as equipes da Sociedade Thalia-PR, ADC Bradesco-SP, Instituto Vitaliza-Nosso Clube-PE, Sociedade Recreativa Mampituba-SC e Aeroclube-RN.

Depois de tantos CBI® no masculino, chegou a vez das meninas mostrarem seu talento em quadra. Por este motivo, a expectativa da CBB para o início desta primeira competição feminina é a melhor possível, conforme explicou o Coordenador Técnico da CBB, Alex Oliveira. “A expectativa é a melhor possível. Precisamos observar essas meninas para futuras convocações da Seleção de base e a realização dessa competição vai nos proporcionar uma avaliação para o Sul-Americano que acontecerá em novembro. O Sul-Americano é uma competição muito importante pois vale uma vaga para a Copa América Feminina Sub 16 no ano que vem”.

Outro fator de destaque é a realização de mais três competições femininas ainda dentro do Ano II do Ciclo Olímpico, que vai até 30 de abril do ano que vem. As competições Sub 17, Sub 19 e Sub 23 serão organizadas pela Confederação Brasileira de Basketball-CBB, também em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e será mais uma grande oportunidade de manter as atletas em atividade em seus Clubes. “É importante ressaltar a parceria da CBB com o CBC na manutenção de 4 competições femininas. Além do Sub 15 que está começando, ainda teremos a Sub 17, Sub 19 e a Sub 23, sendo que nesta categoria teremos duas Conferências e a etapa final, oportunizando a essas meninas um futuro dentro de seus clubes”, finalizou Alex Oliveira.