Capacitação - Parceria Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reconhecida como uma das principais universidades da América Latina e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), considerado grande apoiador e desenvolvedor do esporte em clubes brasileiros, firmaram uma parceria inédita para capacitação dos gestores, treinadores e demais recursos humanos de clubes esportivos formadores de atletas integrados ao CBC. O objetivo principal da parceria é aproximar o campo prático com a universidade (e vice e versa) com a oferta de cursos, aprimorando a gestão esportiva, elevando o nível técnico dos profissionais que atuam nos clubes e consequentemente o desenvolvimento do esporte no Brasil.

Os cursos serão ministrados por professores e pesquisadores da Unicamp e profissionais que atuam na prática dos clubes. Serão abordados temas relevantes sobre a Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas, a Organização e Gestão do Esporte com Foco em Projetos para Leis de Incentivo ao Esporte, dentre outros. A parceria contará com diversos estilos de cursos, como cursos de difusão (<30 horas), extensão (30 horas), aperfeiçoamento (180 horas) e, em breve, um curso de Especialização/Pós-graduação (360 horas) para um processo formativo mais especializado.

A iniciativa tem como base a premissa de que o sucesso esportivo provém da qualidade dos recursos humanos envolvidos, que consequentemente são força motriz para uma melhor formação e desenvolvimento de atletas. Espera-se que o conhecimento em esporte, proporcionado pelos cursos, possa agregar em soluções práticas a serem realizadas por profissionais que atuam nos clubes integrados ao CBC.

A primeira edição do curso de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas foi um sucesso com todas as vagas preenchidas em poucos dias pelos 54 alunos de oito estados do Brasil, representando todas as regiões do país. O conteúdo atual do curso objetivou habilitar os interessados, especialmente treinadores que se dedicam na formação e desenvolvimento de atletas, ao planejamento de trabalhos e projetos a longo prazo, para alcance do êxito esportivo.

O Professor Dr. Leandro Mazzei, que é o Responsável pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas do Esporte da Unicamp, falou sobre este curso. “Os profissionais têm buscado cada dia mais fazer a ligação da parte prática com a parte acadêmica. Aqui temos uma iniciativa inédita, a junção de uma entidade importantíssima para o esporte, o CBC, que trabalha com aqueles que são a base, os Clubes, e a UNICAMP, uma grande instituição do nosso país, que é reconhecida internacionalmente”.

O Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz, também avalia o curso como algo que trará grandes benefícios aos Clubes e já projeta novas edições para o ano que vem. “O profissional tem buscado cada dia mais a sua capacitação, e esse curso traz a união do conhecimento científico da conceituadíssima Unicamp e a prática do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes–CBC. Estamos muito empenhados em sempre trabalhar em prol deste tema e esperamos manter a parceria com a Unicamp para a realização de novos cursos...”.

Portanto, a parceria entre uma universidade como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), o curso de Ciências do Esporte e o Comitê Brasileiro de Clubes, representa uma oportunidade valiosa para capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos no setor esportivo no Brasil.