Tiro Esportivo comemora conquista da primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos

3, Agosto 2022
Tiro Esportivo comemora conquista da primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos

Desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos (Atenas/1896), o Tiro Esportivo esteve presente, com a participação apenas do gênero masculino até a edição de Tóquio/1964. As primeiras mulheres competiram na Cidade do México/1968, em provas mistas. As disputas exclusivamente femininas começaram nos Jogos Olímpicos de Los Angeles/1984.

Mas a história do esporte é registrada como ainda mais antiga. Foi no século XVII, com a fabricação de armas pessoais, que começaram os primeiros torneios de tiro ao alvo. Com o tempo, a tecnologia fez com que os equipamentos evoluíssem junto com o esporte. Nas competições, as armas passaram a funcionar com a ação de gás, ar comprimido, mola ou tecnologia a laser. Atualmente o Tiro Esportivo é disputado nos Jogos Olímpicos em três categorias: Carabina, pistola e tiro ao prato.

O Brasil estreou sua participação em Jogos Olímpicos na edição de Antuérpia/1920, onde já conquistou medalhas, todas no Tiro Esportivo. Ao todo, foram três: uma de ouro, uma de prata e outra de bronze. Por isso, em 03 de agosto o Brasil comemora a primeira medalha de ouro olímpica do país, conquistada pelo atleta, Guilherme Paraense, do Fluminense Football Club-RJ.

Essa data tão importante para o país e para o esporte, pode se tornar ainda mais especial, já que tramita na Câmara Federal o PL 2711/21 que institui o Dia Nacional do Atirador Esportivo Brasileiro a ser comemorado no dia 03 de agosto, em homenagem a conquista de Guilherme Paraense. O projeto ainda está em análise da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, e aguarda votação.

Tiro Esportivo atualmente no Brasil e nos CBI

Segundo informações da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE, o atleta que pratica o Tiro Esportivo, principalmente as disciplinas olímpicas, possui a possibilidade de iniciar muito jovem e de encerrar a carreira de atleta com idade avançada, diferente da maioria das outras modalidades esportivas olímpicas, que tecnicamente não possibilitam, uma carreira com essa longevidade.

Em 2016, tivemos os Jogos Olímpicos do Rio/2016 e a conquista da medalha de prata do atleta do Tiro Esportivo, Felipe Wu, o que fez aumentar a procura deste esporte no país.

O Tiro Esportivo é um dos esportes apoiados pelo CBC e faz parte do Calendário de Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, realizados por meio da parceria com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE.

O Presidente da CBTE, Sr. Jodson Edington, comentou sobre essa parceria: “Foi muito importante para a CBTE ter sido convidada a participar do CBC. Imediatamente iniciamos uma campanha de divulgação para os Clubes e começamos a planejar a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes. O CBC além de contribuir diretamente com o desenvolvimento da formação de atletas dentro dos clubes, com pagamento de passagens, recursos para aquisição de materiais e equipamentos, cursos, congressos técnicos, etc, também contribui com passagens de árbitros da CBTE para as etapas do CBI. Continuaremos a incentivar o ingresso de novos Clubes no CBC para que possamos aperfeiçoar e ampliar as condições técnicas e o desenvolvimento e a formação de novos atletas”.