Tênis é mais um esporte a firmar Plano de Trabalho com o CBC para o Ano II do Ciclo Olímpico

6, Abril 2022
Tênis é mais um esporte a firmar Plano de Trabalho com o CBC para o Ano II do Ciclo Olímpico

Os relatos do princípio do Tênis são divergentes. Primeiro existe a história de que o esporte começou no século V, tendo como primeiros praticantes os egípcios e alguns países da Europa. Seus adeptos utilizavam apenas uma bola e as mãos. E foi no século XII, o esporte ficou mais parecido com o que é praticado atualmente.

No Brasil, o esporte começou a ser praticado no término do século XIX, através de imigrantes ingleses e franceses. Nos dias atuais, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) contabiliza mais de dois milhões de praticantes de Tênis em todo o país, sendo mais de 35 mil atletas registrados.

Com tanta gente praticando o esporte que revelou campeões como Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten, o Guga, e medalhistas olímpicos como Laura Pigossi e Luísa Stetani do Club Athletico Paulistano-SP, o objetivo de formar novos atletas continua de forma incansável.

Por este motivo, o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e a Confederação Brasileira de Tênis-CBT firmaram novo Plano de Trabalho válido para o Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, que inicia em 01 de maio de 2022 e vai até 30 de abril de 2023, na realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI.

No acordo assinado, o CBC irá disponibilizar passagens aéreas aos 43 Clubes Integrados e também aos membros da CBT e equipe de arbitragem. Os investimentos serão executados de forma direta durante a realização dos 5 Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI programados para acontecer neste ano de 2022, sendo o primeiro deles a partir do dia 30 de maio nas quadras do Minas Tênis Clube-MG. Outras etapas devem acontecer em Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Bahia.

calendário 2022 do Tênis

"A retomada dos Campeonatos Brasileiros Interclubes ® - CBI é um marco para o nosso esporte infantojuvenil. Criamos um ambiente propício e que faz parte do ecossistema da CBT, para que os talentos do tênis brasileiro possam competir, com o incentivo e a facilitação da participação nos torneios por meio desta parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes", enfatiza Rafael Westrupp, presidente da CBT. "Temos convicção de que isso representa um ganho enorme para os atletas, treinadores, clubes e também para os pais", complementa.

As regras se manterão as mesmas e os resultados dessas competições serão contabilizados no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Tênis, além do Quadro Geral de Medalhas do CBC - QGM.

Agora os Clubes que optaram pelo Tênis, deverão estar atentos para manifestarem o interesse pelos CBI na plataforma do CBC, que se encerra no próximo dia 12 de abril.