2ª Reunião entre CBC e Confederações confirma parceria em prol do esporte

2, Fevereiro 2022
2ª Reunião entre CBC e Confederações confirma parceria em prol do esporte

Nesta quarta-feira (2) estiveram presentes em reunião virtual, Presidentes, Dirigentes e Representantes, de Confederações parceiras do CBC de esportes individuais medalhistas em Jogos Olímpicos, para o alinhamento estratégico referente ao Calendário de 2022/2023 dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI, que inicia em 01 de maio de 2022 e encerra em 30 de abril de 2023, e os resultados esperados ao longo do Ciclo Olímpico 2021-2024.

Foram apresentadas as metas do Programa de Formação de Atletas, dos quais fazem parte a universalização do programa, que contempla a divulgação e fortalecimento da marca que o representa, e claro, o foco principal que é formar atletas de alta performance e consequentemente ídolos nacionais. Além disso, foi feito um histórico do desenvolvimento das parcerias entre o CBC e as Confederações e Ligas Nacionais dos esportes olímpicos, ao longo dos últimos 5 anos.

Todas essas informações foram apresentadas para fundamentar as próximas reuniões que serão realizadas com as Confederações e Ligas Nacionais parceiras, individualmente, para a construção do Plano de Trabalho de cada esporte, a fim de construir o Calendário de CBI 2022/2023.

“O CBC junto com as Confederações e Ligas Nacionais vem realizando um trabalho massivo para que os Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI possam seguir o Calendário Anual em tempos de pandemia. O objetivo é manter esse excelente trabalho em conjunto e neste próximo Calendário 2022/2023, realizar um número significativamente maior de campeonatos, em comparação aos realizados nos últimos dois anos” afirmou Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC.

Maria Luciene Resende, Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica – CBG, falou sobre as dificuldades enfrentadas e a expectativa de um próximo ano melhor para o esporte. "A Ginástica ficou muito tempo parada por causa da pandemia e isso trouxe prejuízos a todos como Clubes, atletas, técnicos e a nós da Confederação. Mas temos certeza, que para este novo período a coisa será muito diferente, mas um diferente para melhor."

Representando uma entidade vencedora de muitas medalhas olímpicas, o diretor geral da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA, Renato Cordani também destacou a dificuldade na retomada dos esportes em geral. "A pandemia conseguiu atrapalhar os planos de todos e com os Desportos Aquáticos isso não foi diferente. Mas temos a certeza de que agora com a retomada em massa das competições, e o apoio do CBC vamos fazer o melhor para nossos atletas e assim representar bem nosso país em 2024".

A Vela já conseguiu retomar algumas de suas competições, principalmente nas categorias mais jovens e para o Presidente da Confederação Brasileira de Vela - CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, sem o apoio do CBC isso não seria possível. "Conseguimos em janeiro fazer algumas competições de base e posso dizer que o apoio do CBC foi fundamental principalmente na aquisição dos barcos. Por isso, estou muito animado para as novas competições que vamos fazer e para a reunião individual da CBVela com o CBC pois sei que fortaleceremos essa parceria de muito sucesso".

Jodson Edington Junior, Presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, fez o uso da palavra valorizando muito a parceria com o CBC. “Estamos prontos para retomar o planejamento dos CBI, alinhados com as diretrizes do CBC apresentadas na reunião desta manhã. Para nós o apoio do CBC é fundamental para o desenvolvimento do Tiro Esportivo”.

Magali Moreira de Oliveira, Presidente da Confederação Brasileira de Remo - CBR, comentou sobre as dificuldades vividas na pandemia. "Tivemos um período muito difícil no esporte devido à pandemia e temos a certeza de que com o apoio do CBC vamos conseguir dar andamento em nossos projetos neste ano".

Participaram da reunião desta quarta-feira (02), gestores do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e Presidentes, Dirigentes e representantes da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV, Confederação Brasileira de Ginástica – CBG, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Confederação Brasileira de Judô – CBJ, Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, Confederação Brasileira de Tênis – CBT e Confederação Brasileira de Remo – CBR, que antecipou a sua participação prevista para a reunião seguinte.

Esta foi a segunda de uma série de três reuniões realizadas com Confederações e Ligas Nacionais. Nesta quinta-feira (03) o encontro virtual será com as demais Confederações e Ligas Nacionais de esportes individuais, coletivos, de campo, aquáticos, raquetes e lutas.