Alison dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros-SP, conquista a medalha de bronze nos 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio

3, Agosto 2021
Alison dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros-SP, conquista a medalha de bronze nos 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A primeira medalha do Atletismo brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio saiu na madrugada desta terça-feira (3). Alison dos Santos, o ‘Piu’, atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP, conquistou a medalha de bronze nos 400m com barreiras, e fez história conquistando um novo recorde sul-americano, com a marca de 46s72. Essa é a 18ª medalha brasileira da história da modalidade.

Foto: Abbie Parr/Getty Images
Foto: Abbie Parr/Getty Images

A marca batida por Alison, paulistano de apenas 21 anos, é a quarta mais rápida de todos os tempos, inferior apenas aos tempos dos dois primeiros colocados desta prova e a ao recorde mundial anterior do norueguês Karsten Warholm, que fez 46s70. O ouro ficou com Warholm, que bateu um novo recorde mundial, com 45s94, e a prata ficou com o norte-americano Rai Benjamin, com 46s17.

As medalhas conquistadas pelos atletas de Clubes filiados do CBC que desenvolvem o Atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para avaliar a meritocracia em relação à distribuição dos recursos para os Clubes, de acordo com o Programa de Formação de Atletas.

 

Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A conquista de Alison dos Santos é a 11ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Até o momento, o País possui 2 ouros, na Ginástica Artística e Surfe, 3 pratas, na Ginástica Artística e Skate Street e 6 bronzes, no Judô, Natação, Tênis e Atletismo, onde importantes Clubes formadores se destacam, como o Club Athletico Paulistano-SP, Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Esporte Clube Pinheiros-SP, Minas Tênis Clubes-MG e Sociedade Ginástica de Porto Alegre – Sogipa-RS.