CBC e Liga Nacional de Basquete (LNB) realizam encontro virtual para avaliação da parceria e alinhamento de novas ações

8, Junho 2021
CBC e Liga Nacional de Basquete (LNB) realizam encontro virtual para avaliação da parceria e alinhamento de novas ações

Na última sexta-feira (4), o Comitê Brasileiro de Clubes e a Liga Nacional de Basquete (LNB) se reuniram em um encontro virtual para uma avaliação da parceria entre as entidades na execução da temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), que se encerrou no último mês de maio, e para discutir e planejar as novas temporadas da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LNB) e do Novo Basquete Brasil (NBB).

Participaram da reunião diversos dirigentes da LNB, como o presidente Delano Franco, o Vice-presidente Carlos Donzelli, o Vice-Presidente de Relações Internacionais Kouros Monadjemi, o Vice-Presidente de Relações Institucionais Arnaldo Pereira, O CEO Sérgio Domenici e o Diretor Técnico Paulo Bassul. Representando a equipe do Comitê Brasileiro de Clubes, estiveram presentes o Secretário Geral Arialdo Boscolo e a Superintendente Executiva da Sede Campinas Gianna Lepre, além de gestores responsáveis pela área de esportes.

Em pauta, esteve a avaliação dos resultados positivos da parceria realizada durante a temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), que servirá de exemplo para a execução dos demais campeonatos realizados em conjunto, principalmente da temporada 2021 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

Foi abordada toda a organização do calendário da LDB, com a discussão da necessidade da apresentação de carta-fiança bancária para a oficialização do evento, que tem previsão para início no mês de agosto, e que contará com a participação de 24 Clubes integrados ao CBC, nas sedes do Esporte Clube Pinheiros, Club Athletico Paulistano, Clube de Regatas do Flamengo, São Paulo Futebol Clube e Círculo Militar do Paraná, em sete etapas.

“Durante nosso encontro, debatemos a realização da LDB, que é um elemento chave na engrenagem de formação do basquete nacional. O atleta começa nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI, então vai para a LDB, que é a porta de entrada para o profissionalismo e que tem mais de 50% dos atletas do NBB que passaram por ela, depois chega ao NBB, nossa competição de altíssima performance, e por fim chega à Seleção”, informou o presidente da LNB Delano Franco. “Queria ressaltar a importância do CBC nesse processo todo, no fomento ao esporte desde a formação até o alto nível, com grande profissionalismo. Fico muito feliz em ter essa parceria com o CBC. Mais do que apoio, a palavra certa é parceria, cada vez mais forte, em especial na montagem dessa LDB, que acredito será de altíssimo nível”.

Além do calendário, foram tratadas as exigências aos clubes participantes, como a aplicação do Selo de Formação de Atletas na região frontal de todos os uniformes de jogo, incluindo a comissão técnica, a contratação de seguro prevendo despesas médico-hospitalares e odontológicas e a fixação do Selo no piso da quadra de todos os clubes participantes da LDB.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição de extrema relevância para formatar o Ranking de Clubes da LNB, que será somado aos resultados do NBB. O posicionamento no Ranking de Clubes será um importante indicador para a avaliação do orçamento meritocrático de benefícios para o Plano de Trabalho de 2022 oferecido pelo Comitê Brasileiro de Clubes.