CBC “Rumo a Tóquio”: Conheça as convocações brasileiras do Handebol masculino e feminino para os Jogos Olímpicos de Tóquio

3, Junho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Conheça as convocações brasileiras do Handebol masculino e feminino para os Jogos Olímpicos de Tóquio

No quinto episódio da série de reportagens Rumo a Tóquio, que dá ênfase aos atletas brasileiros que conquistaram a tão sonhada vaga nas Olimpíadas e seus clubes formadores, o CBC apresenta as convocações do Handebol brasileiro feminino e masculino já divulgadas pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

Ao todo, 41 atletas compõem a lista de convocações, da qual ainda serão selecionados os 14 atletas titulares e um atleta reserva para cada naipe, feminino e masculino. A definição acontecerá às vésperas dos Jogos, já no Japão, em amistosos com outras equipes e seleções, com a divulgação da lista final de atletas de 15 a 17 de julho.

Das convocações brasileiras do Handebol, grande parte dos atletas são oriundos dos Clubes formadores, a exemplo de Sport Club Corinthians Paulista, Fluminense Football Club, Clube Piracicabano de Handebol, Recreio da Juventude, São Paulo Futebol Clube e Esporte Clube Pinheiros.

“Os Clubes são muito importantes para a formação de atletas no Handebol, principalmente na categoria de base, sendo que, o exemplo disso é que nossos atletas olímpicos são em grande parte advindos de Clubes. Hoje temos uma boa representação olímpica e também um grande mercado para a Europa graças a esse excelente trabalho realizado nos Clubes formadores”, destacou Junio Augusto de Souza, Diretor de Relações Institucionais da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)

Junio também comentou as chances do Brasil em alcançar o tão sonhado pódio olímpico. “Estamos entre os 8 times favoritos ao pódio, tanto no masculino quanto no feminino. Não vai ser nada fácil, será uma disputa jogo a jogo, onde cada conquista contará muito, e chegar a uma semifinal olímpica será o ápice para nossa modalidade”, informou.

As convocações do Handebol nas Olimpíadas de Tóquio serão um importante indicador pra a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.

“O CBC é uma entidade fundamental no desenvolvimento das modalidades olímpicas hoje no Brasil. É uma entidade que se posiciona ao lado dos clubes, levando seu apoio, seu investimento. É um trabalho de excelência na formação dos nossos atletas”, comentou Felipe Rego Barros, presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). “Muitos dos atletas que foram apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC hoje são atletas olímpicos com chances reais de conquistar medalhas. Então o CBC é fundamental para o desenvolvimento do desporto olímpico do Brasil”.

  • Confira abaixo as convocações masculinas e femininas do Handebol
Convocações Handebol Masculino e Feminino