Mais de 150 Clubes participam de Reunião Geral com o CBC

15, Dezembro 2020
Reunião Geral com Clubes

Um total de 364 representantes de mais de 150 clubes integrados inscreveram-se para participar da Reunião Geral convocada pelo Comitê Brasileiro de Clubes na última quinta-feira (10/12). Entre os principais temas apresentados, tais como o Edital 9, a prestação de contas dos Editais 6 e 7,e os Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI para 2021, durante o evento, os participantes receberam demonstrações práticas do novo sistema, totalmente digital, que hoje permite a automação integral das etapas do Programa de Formação de Atletas, em todos os eixos.

Assista abaixo à íntegra da reunião geral com clubes integrados:

Meritocracia - Resultados Esportivos

A partir da navegação pelo site do CBC, os representantes de clubes também tiveram acesso ao Plano Medalhas, que consiste no acompanhamento e avaliação dos resultados esportivos obtidos pelos clubes por Esporte, tendo como critério a meritocracia. Conforme apresentado, a pontuação dos clubes e sua evolução será considerada para valorização da participação nos Editais, bem como para a premiação do Clube Formador. Os clubes recém integrados devem atualizar seus resultados até 21/12, conforme circular enviada.

Retomada dos Campeonatos Brasileiros Interclubes

O tema mais aguardado da reunião foi a programação dos CBI para 2021, já disponível no site CBC.

As exigências para participação estão disponíveis no Ato Convocatório nº 10publicado no site CBC. Na Reunião foram destacadas as obrigações dos Clubes desde a manifestação de interesse, até a prestação de contas, tanto para clubes participantes quanto para aqueles interessados em sediar CBI.

Selo de Formação nos uniformes - Obrigatório para participar dos CBI

O plano de comunicação para os CBI também foi apresentado na reunião do último dia 10 de dezembro. O item de maior destaque foi a obrigatoriedade da aplicação do Selo de Formação de Atletas em uniformes de competição, equipamentos e em mídias dos clubes parceiros. Como previsto no Termo de Compromisso assinado pelos clubes, aqueles que não aplicarem o selo serão notificados, além de terem a participação nos CBI suspensas até a devida regularização. Um mês e meio após o lançamento da nova versão do Selo e do Manual de Aplicação, algumas ações espontâneas por parte de clubes e ligas já puderam ser apresentadas no encontro, além dos registros dos selos em jogos realizados em novembro e início de dezembro.

Importante: Para participar dos CBI, é obrigatório o envio do layout do uniforme de competição de cada esporte, para a verificação da aplicação adequada do Selo de Formação de Atletas. Os clubes deverão enviar layouts dos uniformes completos de cada esporte que selecionou para participar de CBI por e-mail para marketing@cbclubes.org.br até o dia 1º de fevereiro de 2021. O não cumprimento desta norma ocasionará a exclusão da equipe esportiva nos Campeonatos. Não deixe para a última hora!

Outras orientações sobre comunicação nos CBI podem ser esclarecidas pelo e-mail marketing@cbclubes.org.br.

Ato Convocatório nº 9 - Materiais Esportivos

A atualização da Certificação junto à Secretaria Especial de Esportes (SEE) do Ministério da Cidadania também esteve em evidência no encontro por se tratar de condição essencial para garantir a participação dos clubes filiados (primários e plenos) nos Editais do CBC, a começar pelo Edital 09 cujo prazo para obtenção da certidão vigente encerra-se em 31/03/2021.

Fique atento aos demais prazos do Edital 09, que possibilitará aos clubes filiados primários e plenos a aquisição de materiais esportivos, tendo como valor mínimo 100 mil reais. Além da certificação vigente,e da manifestação de interesse pelo e-mail atoconvocatorio9@cbclubes.org.br no período de 01 a 31 de março de 2021, os clubes devem cumprir as outras exigências previstas no Ato convocatório nº 09. Leia na íntegra.

Clubes participantes dos Editais 6 e 7 - Prestação de Contas

Clubes beneficiados pelo Edital 6 (Recursos Humanos) devem fazer a prestação de conta do último ano do projeto, diretamente no SIPRO:

Até 20 de dezembro de 2020: para apresentação de todos os documentos da execução físico-financeira;

Até 10 de janeiro de 2021: para apresentar os últimos pagamentos da competência dezembro/2020, promover a devolução dos saldos remanescentes e enviar a via física da prestação de contas - Relatório de Execução do Objeto.

Já os clubes beneficiados pelo Edital 7 (Equipamentos e Materiais Esportivos), devem, imediatamente, apresentar na Plataforma Comitê Digital, toda a documentação das aquisições realizadas e fazer a conciliação bancária de toda a movimentação financeira ocorrida até então. E, no caso de prorrogação de entrega para janeiro de 2020, proceder com o recebimento dos itens estritamente no prazo estabelecido, efetuar os pagamentos dos respectivos fornecedores e apresentar o 3º Termo de Cumprimento de Etapa Final, concluindo assim a Prestação de Contas com a devolução dos recursos não executados e envio do Relatório de Execução do Objeto e do Termo de Guarda dos Documentos.