21 de dezembro: Dia do Atleta

21, Dezembro 2020
CBC veicula uma homenagem a esta data especial
21 de Dezembro - Dia do Atleta

Atleta, do grego, aquele que tem capacidade física acima da média, se esforça para obter bons resultados ou simplesmente pratica esportes. Em 21 de dezembro, se comemora o Dia do Atleta, instituído pelo ex-presidente Jânio Quadros em agosto de 1961. Para comemorar, o Comitê Brasileiro de Clubes preparou uma homenagem a essas pessoas que protagonizam seu Programa de Formação de Atletas, por meio da produção de um vídeo especial em comemoração à data, com participação de grandes nomes do esporte brasileiro e mundial.

Em 30 anos de fundação, o CBC já beneficiou mais de 160 mil atletas oriundos de mais de 160 clubes formadores de todas as regiões do País. Seu objetivo hoje é ser referência na formação de atletas, tendo como propósito inspirar as pessoas para o esporte e formar campeões. Nada disso seria possível sem a dedicação dos homenageados na data de hoje: os atletas. Por meio deles, o CBC parabeniza os atletas de todo o País.

Os recursos, oriundos da Lei das Loterias (13.756), são distribuídos por meio de editais. Os quatro primeiros foram realizados em 2014 e beneficiaram 15.910 atletas e profissionais. Em 2015, a realização do Edital 5 teve 5.841 beneficiados. Em 2016, já como Comitê, foi lançado o Edital 6, beneficiando 49.528 pessoas. Em 2017, ano em que também se iniciou a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes, 41.368 pessoas foram beneficiadas pelo Edital 7.

Em 2020, o CBC lançou o Edital 8 para contratação de equipe técnica e multidisciplinar, cujo valor foi disposto aos clubes em parcela única, abrangendo todo o ciclo olímpico, de modo que eles tiveram a garantia de que seu processo de formação teria continuidade, mesmo diante da crise provocada pela pandemia por Covid 19. O ano se fecha com o lançamento dos editais 9, para aquisição de materiais esportivos, e 10, referentes aos Campeonatos Brasileiros Interclubes.

Neste dia, o CBC reforça o seu compromisso com a formação de atletas e a manutenção de seu programa de formação.