Planejamento Esportivo foi o tema principal do segundo dia de atividades do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

2, Novembro 2022
Planejamento Esportivo foi o tema principal do segundo dia de atividades do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

A terça-feira (1/11) era um dos dias mais esperados do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Nacional de Clubes-FENACLUBES e que integra a 2ª Semana Nacional dos Clubes.

Abrindo os trabalhos, uma sintetizada apresentação do Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz. Em seguida, o Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, apresentou aos participantes os números atualizados do CBC e projetou que até o final deste ano, a entidade deverá ter ao menos, um Clube por estado integrado, completando assim a Rede Nacional dos Clubes Formadores.

Arialdo Boscolo foi mais longe e fez projeções também para o ano que vem. “Tenho certeza de que no ano que vem vamos dobrar o número de Clubes integrados ao CBC. Isso fará com que a gente inspire muitos Clubes, que com muita vontade e determinação, poderão também buscar suas certificações”, finalizou.

A palestra seguinte foi do Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil-COB, Kenji Saito, que apresentou como temas principais a preparação brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e o que o Comitê vem fazendo para aumentar o número de medalhas conquistas por nosso país em relação à última edição de Jogos Olímpicos.

Kenji também destacou a importância do CBC e dos Clubes na Formação dos Atletas. De acordo com o diretor do COB, somente a união de forças transformará o Brasil em uma potência mundial nos esportes olímpicos. “Temos no COB o projeto de Desenvolvimento de Campeões, mas é um projeto que somente funciona se houver uma parceria envolvendo vocês, Clubes, Confederações e Ligas Nacionais Esportivas, COB e governo federal, além do CBC. Se todos estiverem cada vez mais fortes, com o apoio do CBC, seremos uma potência olímpica e com resultados cada vez melhores em todas as competições”, finalizou.

Outro momento muito esperado foi a mesa redonda. Além do tema também relacionado ao Planejamento Esportivo e Formação de Atletas em Confederações Esportivas e Clubes, a atividade trouxe para a frente dos participantes um time de expressão. André Heller, campeão olímpico no Voleibol, foi o mediador da mesa redonda e abriu a atividade falando da importância de um Clube na vida dele. “Hoje sou um ex-atleta campeão olímpico, mas não posso deixar de falar que foi um Clube que me aceitou e me acolheu lá no meu começo. Não fui aceito no time da escola, mas fui bem recebido no Clube que eu comecei e por isso sou grato a todos vocês por isso”.

Paula, a “Magic Paula”, representando a Confederação Brasileira de Basketball-CBB, Geraldo Campestrini, representando a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa-CBTM e Marcelo Theotônio da Silva, como o representante da Confederação Brasileira de Judô-CBJ, falaram das experiências de cada uma de suas entidades, sobre o trabalho na Formação de Atletas e das respectivas parcerias com o CBC.

O presidente do Praia Clube, um dos maiores Clubes de Minas Gerais/MG e do país, Carlos Augusto Ferreira Braga, explicou sobre o trabalho da entidade no esporte e da importância do Planejamento e da responsabilidade de se fazer projetos com os parceiros certos. O exemplo dado pelo presidente “Guto Braga” foi o projeto de Vôlei de Praia que o Clube vem desenvolvendo e já colhendo excelentes resultados. “Por que nós temos hoje o Vôlei de Praia? Porque temos um parceiro chamado Comitê Brasileiro de Clubes. As possibilidades existem, mas temos que fazer projetos sérios e responsáveis e correr atrás de parcerias como esta que o Praia Clube-MG tem com o CBC”, completou.

Outras atividades

O dia estava apenas na metade e ainda tinha muito conteúdo pela frente. O período da tarde começou com uma palestra sensacional do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino e do Barueri Volleyball Club, José Roberto Guimarães. Mais detalhes da palestra podem ser conferidos na matéria também publicada no site.

Em seguida, os participantes integraram a “Oficina de Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”. O trabalho foi coordenado pelo Prof. José Finocchio Júnior, autor da Metodologia PM Canvas, com apoio dos Gerentes Esportivos do CBC. Inicialmente foi apresentado como o Clube pode elaborar o Mapa Estratégico e na sequência, uma matriz foi disponibilizada para a realização do trabalho prático em Clubes Monoesportivos e Multiesportivos. Foram constituídos 44 grupos, com Clubes Vinculados, Filiados Primários e Plenos, que tiveram a oportunidade de exercitar um planejamento estratégico a partir dos objetivos do CBC.

oficinas

O dia foi encerrado com a realização de um grande show da Banda Magnum Rock Machine que fez com que os participantes pudessem renovar as energias para mais um dia de atividades.

Confira as fotos do evento no Flickr do CBC.