No inverno ou no verão, promessa de piscinas cheias neste Ano II do Ciclo Olímpico

24, Maio 2022
: No inverno ou no verão, promessa de piscinas cheias neste Ano II do Ciclo Olímpico

A Natação já tinha assinado Plano de Trabalho com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e agora foi a vez do Nado Artístico e Polo Aquático, o que vai garantir piscinas lotadas de competições nos próximos meses.

O Nado Artístico tem sua origem um pouco incerta. Acredita-se que ele tenha surgido de acrobacias simples na água e que a partir de sua evolução, originou um ballet aquático dotado de extrema plasticidade de movimentos. Esse ballet aquático era visto apenas nos intervalos de competições de Natação.

Em 1891, o desporto começou a ser praticado oficialmente tendo sua primeira competição realizada na Alemanha.

Em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, aconteceu a primeira participação do Nado Artístico em Olimpíadas, mas ainda como demonstração. Valendo medalhas o esporte começou apenas na edição de 1984 em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Na parceria assinada entre a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA e o CBC para o Nado Artístico, estão previstas a realização de três Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® ainda este ano nos meses de outubro e novembro, em São Paulo e Rio de Janeiro.

Polo Aquático

O Polo Aquático foi oficialmente inventado no fim do século XIX na cidade de Londres, e recebeu o nome de "polo", já que os primeiros jogadores atuavam montados em barris que pareciam cavalos e também já foi carinhosamente chamado de Handebol Aquático, uma vez que o fundamento é o mesmo, ou seja, fazer gols usando as mãos. No entanto, tudo isso acontece dentro de uma piscina e por isso foram criadas algumas regras específicas do esporte.

Uma dessas regras é que a bola nunca pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador, com exceção do goleiro. Outra regra é que a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo na posse de bola, no Polo Aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos, o que torna o esporte muito dinâmico e sempre com várias chances de gol para as duas equipes.

Em Jogos Olímpicos, o Polo Aquático apareceu em 1900, sendo um dos primeiros desportos coletivos a serem disputados. No entanto, nesta época era disputado apenas entre os homens. A disputa do Polo Aquático Feminino começou somente a partir de Sidney 2000.

Mas nos CBI de Polo Aquático, que serão realizados ainda este ano, vai ser possível ver jovens e adultos em ação. Está prevista a realização de competições Sub 16, Sub 18, Sub 20 e Adulto nos gêneros Masculino e Feminino, em parceria com a Liga Nacional de Polo Aquático – PAB.

As competições acontecerão a partir de setembro nas cidades de São Paulo/SP, Bauru/SP e Rio de Janeiro/RJ.

Para acompanhar de perto quando e quais os locais onde vão acontecer os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, acesse o Calendário de Competições no site do CBC e fique por dentro de tudo.           

Fique atento!

Para seu Clube não ficar de fora dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® nestas novas parcerias, os Clubes integrados interessados em desenvolver o Nado Artístico e o Polo Aquático tem até o dia 31 de maio para manifestar interesse nas competições.