CBC participa da primeira Reunião do Conselho Nacional do Esporte, após a recriação do ministério

29, Maio 2023
CBC participa da primeira Reunião do Conselho Nacional do Esporte, após a recriação do ministério

Após quatro anos, o Conselho Nacional do Esporte volta aos braços do Ministério do Esporte. A 56ª reunião do colegiado, realizada nesta quinta-feira (25/05), foi marcada por satisfação e esperança diante da recriação da pasta pelo Governo Federal. O objetivo é transformar as novas diretrizes do esporte nacional em políticas públicas, mediante a aprovação do Poder Legislativo.

Durante a reunião, a ministra Ana Moser expressou alegria e satisfação ao reabrir os trabalhos do Conselho Nacional de Esporte, agora com o ministério restabelecido. Ela ressaltou o compromisso em aprofundar as discussões que envolvem o esporte brasileiro. A ministra destacou a importância de capilarizar as políticas públicas desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Esporte, em conjunto com o Sistema Nacional do Esporte, levando-as aos estados e municípios.

Diante da iminente sanção da Lei Geral do Esporte pelo Presidente da República, o Conselho Nacional do Esporte também será responsável por estabelecer as diretrizes de uso do Fundo Nacional do Esporte, bem como sua fiscalização, e terá sua composição ampliada de 22 para 36 membros, sendo 18 representantes do governo, pelo menos um representante do Senado, um da Câmara dos Deputados, um do Ministério da Defesa, três dos estados, três dos municípios e outros 18 representantes da sociedade civil.

Pelo CBC, participaram da reunião Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Conselho Consultivo, juntamente com seu suplente, Dr. Fernando Cruz, Vice-Presidente do CBC. "O esporte vive um momento único com a expectativa da sanção da Lei Geral do Esporte. Essa legislação é fundamental para fortalecer e promover o desenvolvimento esportivo no Brasil. Acreditamos que a nova Lei será um marco importante para impulsionar ainda mais o potencial esportivo do país, e estamos ansiosos para sua implementação”, disse Arialdo.