Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2022 do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC é aprovado na Assembleia Geral Ordinária com a participação dos principais Clubes do país

28, Março 2023
Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2022 do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC é aprovado na Assembleia Geral Ordinária com a participação dos principais Clubes do país

O CBC reuniu cerca de 80 dirigentes de Clubes Filiados Plenos, Filiados Primários e Vinculados, que estão entre as principais instituições esportivas do país, para sua Assembleia Geral Ordinária, realizada no último sábado, 25 de março.

A mesa foi composta pelo Presidente do CBC, Paulo Maciel, e pelo Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo. Além deles, foi indicado para presidir a Assembleia, representando o Yacht Club Santo Amaro-SP, Sr. Paulo César Mário Movizzo, e para ser o Secretário o Presidente do Clube Esperia-SP, Fernando Castro.

A abertura dos trabalhos foi feita por Paulo Maciel, que ressaltou o potencial crescimento do Programa de Formação de Atletas do CBC, em todo o país. “Eu viajo por todo o Brasil, e por onde vou, sou recebido com muito carinho, é nítido o fortalecimento do nome do CBC, devido ao trabalho no fomento da Formação de Atletas e na representatividade do segmento clubístico, fortalecendo estes, que são os pilares do esporte no país”.

O Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2022 foi apresentado na Assembleia pelo Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, dentro de suas competências estatutárias de apoio à gestão estratégica do CBC.

Na ocasião, destacou-se o crescimento exponencial da Rede Nacional de Clubes Formadores e a evolução do Programa de Formação de Atletas, por meio de políticas de incentivo lançadas pelo CBC, conforme Resoluções da Diretoria, a exemplo da criação da categoria de “Clubes Aspirantes”. Foram apresentadas também as diretrizes em relação à Meritocracia e Resultados Esportivos, além do planejamento estratégico da Formação de Atletas para os Ciclos Olímpicos, dentro do Ciclo atual 2021-2024, já visando os Ciclos futuros.

Além do mais, foram pautas a integração de políticas esportivas e a importância do fortalecimento do Programa, por meio da divulgação do Selo de Formação de Atletas do CBC. Outro destaque foi dado aos capítulos específicos da Transparência, que representa a vitrine das ações do CBC em prol do esporte de formação no Brasil, e ao de Conformidade da Aplicação dos Recursos, que aborda a recente auditoria realizada pelo TCU e cujo relatório registra boas práticas adotadas pelo CBC, sugerindo apenas alguns pontos de melhoria.

Por fim, o Relatório trouxe o Plano de Aplicação de Recursos e os Editais de Empenho para cada um dos Eixos, devidamente publicados no Diário Oficial da União - DOU, e ainda todas as informações contábeis e financeiras e de regularidade fiscal e trabalhista do CBC.  O Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2022 foi aprovado por unanimidade, sendo muito elogiado pelos presentes.

O Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, Guilherme Kroll, falou sobre a relevância do CBC e sua representatividade à frente dos Clubes no país. “Muitos sonham com o modelo esportivo norte-americano. Um sistema onde os Clubes, reunidos dentro do conceito de liga, só se responsabilizam pelo esporte profissional. As escolas e as universidades cuidam da formação esportiva. Só que o Brasil é diferente. Nossa cultura é clubística. Federativa. O maior parceiro dos Clubes é o CBC. Comandado pelo craque Paulo Maciel, parceiro da FENACLUBES, capitaneado pelo também craque Arialdo Boscolo, o CBC é proativo e está sempre criando e lutando pelo financiamento dos Clubes sócio-esportivos.  Ele suporta competições de elite, de base, viabiliza RHs de qualidade nos Clubes, fornece materiais de ponta para os carentes equipamentos esportivos e forma grandes gestores. O Flamengo, que também busca outro patamar nos Esportes Olímpicos, reconhece nessas entidades seus grandes parceiros”.

A importância da representatividade da marca do Programa de Formação de Atletas tratada durante a Assembleia, foi comentada pelo Presidente da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre 1987 – Sogipa – RS, Adilio Schneider Finger. “Nós temos consciência de que, se não trabalharmos unidos, divulgando o Selo que nos representa, não chegaremos a lugar nenhum. Por isso, a gente tem trabalhado constantemente com os técnicos e com nosso pessoal administrativo para cuidarem deste importante detalhe, o Selo é a nossa marca, é a nossa representação, em toda a coletividade. Nós dependemos de apoio para continuarmos com o nosso esporte e o Selo é a identidade que nos qualifica em termos nacional”.

A presidente do Clube Duque de Caxias – PR, Nádia Maria dos Passos, ressaltou a importância dos eventos realizados pelo CBC. “Essas reuniões e mais particularmente a Assembleia, dão aos Presidentes dos Clubes, uma noção mais ampla de todo o processo do CBC, e com isso quem ganha sempre são os Clubes”.

O CBC vem fazendo um trabalho importantíssimo na Formação de Atletas Olímpicos. O Iate Clube da Bahia, vem desde o começo fazendo parte do Programa, e isto tem sido muito bom. Desenvolvemos a Vela e as Águas Abertas, e cada vez mais vemos o Programa sendo ampliado em todo o Brasil, com mais Clubes participando, o que mostra que tem sido feito um trabalho muito bom e efetivo”, comentou o Comodoro do Iate Clube da Bahia – BA, Francisco Coni Pedreira Brandão.

O Presidente do Clube Paineiras do Morumby – SP, Carim Cardoso Saad, também comentou sobre o trabalho do CBC, no país. “A principal importância do CBC é o fomento e desenvolvimento do esporte no Brasil. No nosso Clube, a verba disponibilizada contribui muito na contratação dos treinadores e na aquisição de equipamentos para a formação dos atletas. Diante disso, nós fazemos questão, não só por uma obrigação contratual, mas por uma questão de retribuição, de mostrar a gratidão, colocando o símbolo do Selo de Formação de Atletas do CBC nos uniformes, nas nossas placas, sites e redes sociais”.

Eduardo Diniz, Presidente do Círculo Militar de São Paulo – SP, fez um balanço sobre a participação na Assembleia. “Foi bastante esclarecedor sobre todos os aspectos das alterações referentes aos Regulamentos do CBC, o que nos dá bastante tranquilidade para continuidade desta parceria. E o CBC tem representado muito para o nosso Clube, porque graças aos recursos que recebemos, estamos podendo participar de várias competições em todo o país”.

A atuação do Clubes integrados ao CBC também foi ressaltada pelo Diretor da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos – ABDA – SP, Alexandre Augusto Zwicker. “É de extrema importância a participação dos Clubes junto ao sistema CBC, que sempre nos traz novidades e inovações. Por isso, é essencial sempre estarmos integrados, nesta relação com o CBC, o qual está sempre atento ao movimento do mundo esportivo. Sem o CBC hoje os Campeonatos Brasileiros Interclubes, os CBI®, não aconteceriam a contento com a qualidade que apresentam”.

José Augusto Botega, Supervisor de Projetos Incentivados do Sport Clube Corinthians Paulista – SP, falou sobre a importância da Assembleia. “Essa presença dos presidentes é muito importante para que eles entendam como funcionam os processos técnicos. Existem regras a serem cumpridas, e por isso, é importante os presidentes ouvirem e terem esse alinhamento com os seus colaboradores, aqueles que estão na linha de frente e intermediam a relação com o CBC, no dia a dia”.

Ainda sobre a Assembleia, o Presidente do Santa Mônica Clube de Campo – PR, Carlos Carnasciali Cavichiolo, comentou sobre sua participação. “Gostei muito de participar da Assembleia, o CBC sempre promove ações como esta e coloca os Clubes cientes de tudo o que está acontecendo. Não é a primeira vez que estou participando, e novamente fiquei muito satisfeito com o resultado. O dia de hoje foi uma confirmação do que o CBC já vem apresentando”.

Relatório de Gestão 2022

Após aprovação realizada em Assembleia, o CBC publicou o seu Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2022, em seu site. Para acessá-lo clique aqui.

A partir de hoje serão enviados os exemplares impressos para todos os Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas.