Faltam menos de 30 dias para o encerramento da atual campanha do Clube Aspirante. CBC e Confederações parceiras com muito trabalho pela frente!!

1, Março 2023
rede

A Campanha do “Clube Aspirante” vem crescendo e já conta com a adesão de 18 Confederações e Ligas Nacionais e de Clubes de todas as regiões do país. Com a proximidade do encerramento do prazo (31/03), o trabalho junto aos Clubes participantes de CBI® deverá ser intensificado para que o apoio a cada Esporte seja garantido.

Desde a divulgação da atual campanha do “Clube Aspirante” em 05 de janeiro de 2023, que ampliou os benefícios para os Clubes que se integrarem até 31 de março, a Rede Nacional de Clubes Formadores vem sendo ampliada, resultado da união de esforços pelo fortalecimento do Programa de Formação de Atletas do CBC. Encerramos 2022 com 302 Clubes, e hoje considerando os Clubes Aspirantes, já são 361 Clubes integrados ao Programa.

Gráfico Clubes Aspirantes

A campanha foi lançada logo após a publicação da Resolução da Diretoria do CBC nº 009/2022 de 30/12/22, que estabeleceu que a partir do calendário 2023/2024, o CBC somente apoiará financeiramente a realização de CBI® dos esportes olímpicos em que todos os Clubes participantes sejam integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC, na condição de filiado, vinculado ou aspirante.

Ato contínuo a Diretoria do CBC ampliou os benefícios para os Clubes Aspirantes que se integrarem até o dia 31 de março, que incluem passagens aéreas para participação em um CBI® com o mesmo número de passagens dos clubes vinculados e filiados, vaga em um dos cursos de extensão da UNICAMP e participação no Fórum Nacional de Formação Esportiva com duas passagens aéreas, hospedagem e alimentação para este grande evento que possibilitará um mapeamento dos Clubes Formadores de nosso país, com o propósito de obter um diagnóstico mais preciso da realidade esportiva e assim qualificar cada vez mais a política de formação esportiva coordenada pelo CBC.

A realização do Fórum aguarda apenas a aprovação do repasse de recursos da FENACLUBES para o CBC pelo Ministério do Esporte, e ambas as entidades seguem trabalhando nisso com afinco.

Evolução da atual Campanha do Clube Aspirante

Estes números demostram o empenho de cada Confederação e a força da união de entidades que buscam a valorização dos Clubes Formadores de nosso país. No entanto, embora sejam resultados positivos, o desafio ainda é enorme!

Considerando que o CBC só apoiará as competições onde todos os Clubes sejam integrados, há muito trabalho pela frente. Vejam o detalhamento por Esporte:

tabela

Com a proximidade do encerramento da campanha, os próximos 30 dias são fundamentais para o alcance da meta, que é a integração dos participantes de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, aproximadamente 600 Clubes.

Nesse cenário, é de vital importância o empenho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC, no trabalho de integração dos Clubes ao Programa de Formação de Atletas, visando garantir o apoio a cada Esporte que administram.

Alerta para Confederações e Clubes: A partir de abril, a exigência continua, no entanto com benefícios reduzidos para os Clubes Aspirantes, e suspensão de benefícios para Confederações a cada CBI realizado sem a integração de todos os Clubes.

Lembrando que os Clubes Aspirantes são isentos da contribuição associativa, ou seja, não terão custo algum e só precisam realizar seu cadastro junto ao CBC para passar a se beneficiar do Programa de Formação de Atletas.

Saiba como integrar seu Clube aqui!

Junte-se a nós!!