Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem: Nota de Pesar

16, Janeiro 2021
Nota de Pesar

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) se solidariza pela perda do Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner. Lutador incansável e grande responsável pela ascensão da Canoagem Brasileira, é mais um brasileiro que entra na triste estatística promovida pelo coronavírus.

"É uma perda incalculável para a canoagem e para o Esporte Olímpico Brasileiro", ratificou o presidente do CBC, Paulo Maciel. "Trata-se de uma grande perda para o esporte do País, especialmente para a canoagem. A nossa relação sempre foi ímpar, incentivando os clubes a adquirirem barcos e caiaques, assim como a adesão de novos clubes ao CBC, ampliando significativamente o número de atletas participantes e beneficiários dos equipamentos e passagens aéreas e hospedagem nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI, realizados numa parceria entre Comitê e Confederação", comentou o secretário-geral do Conselho Consultivo do CBC e presidente da Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), Arialdo Boscolo.

De acordo com informações do site da CBCa, Tomasini tinha 61 anos e era presidente da CBCa desde 1989 - entidade em que foi o principal responsável pela sua fundação. Também foi membro da Assembleia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro desde 1989. Como presidente da CBCa, comandou inúmeros comitês organizadores em campeonatos sul-americanos, pan-americanos e mundiais realizados no país. Também foi 3º vice-presidente da Federação Internacional de Canoagem (2010-2014).

Desde agosto de 2019, as duas entidades realizaram CBI de canoagem, com competições em Brasília/DF e São Paulo/SP, e participação de até 40 clubes diferentes. Os campeonatos contaram com a presença de grandes nomes desse esporte, como o medalhista olímpico Isaquias Queiroz, que esteve no torneio no Lago Paranoá, em Brasília/DF.

Aos familiares e esposa, nossos pêsames, solidariedade, eterno respeito e admiração.