CBC estabelece os critérios de escolha dos esportes/gênero para o Ano III (2023/2024) do Ciclo Olímpico 2021-2024

19, Setembro 2022
CBC estabelece os critérios de escolha dos esportes/gênero para o Ano III (2023/2024) do Ciclo Olímpico 2021-2024

Com uma política esportiva sólida e assertiva, o CBC reuniu em torno de si os principais Clubes do país, consolidando-se como o núcleo dos Clubes que formam atletas de alta performance e ídolos nos mais diversos esportes olímpicos, o que permitiu o estabelecimento de uma série de medidas de natureza meritocrática que fortalecem, sobremaneira, o Programa de Formação de Atletas do CBC e os resultados esportivos para o Brasil.

Entre as últimas ações destaca-se:

  1. Revisão do Regulamento de Integração de Clubes – RIC, ampliando as possibilidades de acesso aos Clubes formadores ao Programa de Formação de Atletas do CBC, em função de seus resultados esportivos;
  2. Aperfeiçoamento da metodologia do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do CBC, aprovada pela Resolução da Diretoria nº 001/2022, que foca no resultado da principal competição de cada esporte olímpico como critério para o Prêmio Clube Formador, e que nesse momento se encontra em elaboração junto às Confederações e Ligas Nacionais;
  3. Apoio para os 3 (três) principais Clubes, no caso dos esportes olímpicos que não atingirem o número mínimo de clubes previsto para cada ano do Ciclo Olímpico, garantindo sua participação na principal competição organizada pelas Confederações ou Ligas Nacionais, desde que estes sejam integrados ao CBC, na forma estabelecida pela Resolução da Diretoria nº 002/2022.
  4. Revisão dos critérios meritocráticos para sistematização da Matriz que definirá a pontuação dos Clubes filiados para captação de recursos nos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos - MEE e de Recursos Humanos – RH, considerando, além da classificação no Ranking por Esporte e por Gênero, outros elementos como resultados internacionais e o investimento na base da formação esportiva, que também se encontra em curso;

Soma-se a este conjunto de medidas, o estabelecimento dos critérios para escolha dos esportes que o Clube integrado poderá desenvolver no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC, ou seja, os esportes que cada Clube contará com o apoio financeiro do CBC.

Para favorecer o planejamento dos Clubes integrados, o CBC já estabeleceu os critérios de escolha para o Ano III (2023/2024) do Ciclo Olímpico 2021-2024, por meio da Resolução da Diretoria nº 003/2022.

Acesse aqui a Resolução da Diretoria

A Resolução conecta-se integralmente com as demais medidas destacadas, tendo a meritocracia esportiva como o critério norteador, dispondo, incialmente, sobre os esportes eleitos automaticamente por mérito, que são aqueles em que: (i) o Clube figure entre os 10 (dez) primeiros do ranking da principal competição, ou (ii) o Clube tenha atualmente atleta que compôs a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio; ou (iii) o Clube tenha atleta beneficiado com Bolsa Atleta, na categoria Atleta Pódio.

O CBC apoiará os seus Clubes integrados para participarem de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, realizados em parceria com as Confederações ou Ligas Nacionais, em todos os esportes olímpicos que comprovarem o atendimento a algum dos mencionados critérios.

Por outro lado, o Clube que não for contemplado por estes critérios de meritocracia, poderá participar de CBI®, com o apoio do CBC, até o limite máximo de 5 (cinco) esportes, entre os gêneros masculino e feminino, definidos por sua livre escolha, tendo, necessariamente, a seguinte composição: 3 (três) esportes masculinos e 2 (dois) esportes femininos; ou 3 (três) esportes femininos e 2 (dois) esportes masculinos.

Para a definição dos novos critérios, o CBC analisou as opções de esporte e gênero feitas pelos Clubes para os dois primeiros anos do Ciclo, em comparação com as participações nos CBI em cada esporte e gênero, onde constata-se que mais de 90% dos Clubes não alcança o limite máximo estabelecido, visto que muitos são mono esportivos, ou desenvolvem 2 ou 3 esportes, nem sempre atuando no masculino e feminino. Os Clubes multiesportivos que ultrapassam 5 esportes entre os dois gêneros, em geral encontram-se entre os primeiros colocados no Ranking, e atendem os critérios meritocráticos estabelecidos na RD.

Portanto, na prática, não haverá redução de esportes para os clubes integrados, mas sim, um direcionamento mais específico da vocação esportiva de cada clube, sempre tendo como princípio a meritocracia. Assim, a médio e longo prazo, garante-se uma quantidade expressiva de esportes olímpicos a serem contemplados com os benefícios do Programa de Formação de Atletas do CBC, promovendo estabilidade e continuidade para todos os Clubes, com segurança técnica e financeira.

A medida visa ainda o fortalecimento dos resultados esportivos obtidos pelos clubes por gênero, assim como o CBC fez com o Prêmio Clube Formador, ao estabelecer premiações por Esporte e Gênero, ampliando as possibilidades de pontuação pelos Clubes no Quadro Geral de Medalhas - QGM.

Os novos critérios serão aplicados para a participação no Calendário de CBI® 2023/2024, que se inicia apenas em maio de 2023. O CBC procurou se adiantar na divulgação para que os clubes possam fazer seu planejamento com a devida antecedência. No início de 2023 serão divulgadas as orientações para a manifestação dos clubes por Esporte e Gênero. Acompanhe!