Chegou o momento dos Clubes escolherem os esportes para receber os benefícios do Programa de Formação de Atletas do CBC

19, Janeiro 2023
Chegou o momento dos Clubes escolherem os esportes para receber os benefícios do Programa de Formação de Atletas do CBC

O ano se inicia com uma importante etapa a ser cumprida, até o dia 31/01/2023, por todos os Clubes integrados ao CBC visando o planejamento do Ano III do Ciclo Olímpico 2021-2024., referente ao Calendário 2023/2024 (maio/2023 a abril/2024).

Conforme amplamente divulgado em boletins anteriores, bem como durante Oficina específica no VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, o CBC publicou a Resolução da Diretoria - RD nº 003/2022 – CBI, de 22/08/2022, a qual trata da escolha dos esportes que os Clubes terão que fazer para participar dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®.

Os critérios e as regras para a escolha de esportes de acordo com os limites da RD foram trabalhados na “Oficina de Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”, momento em que os Clubes monoesportivos e multiesportivos, divididos em grupos, realizaram o planejamento utilizando a matriz desenvolvida pelo CBC, visando prepará-los para uma escolha adequada de esportes/gêneros, com melhores perspectivas de resultados esportivos e obtenção de benefícios junto ao Programa de Formação de Atletas do CBC. Confira aqui.

Feita a tarefa de casa, agora é a hora de oficializar as escolhas do seu Clube! Para tanto, acesse a Plataforma Comitê Digital com seu login e senha, localize o aplicativo CDC – Cadastro Geral de Clubes, selecionando na sequência as abas Programa de Formação de Atletas, Ciclo Olímpico 2021-2024, Ano III, e eleja os esportes para o Calendário 2023/2024.  O tutorial com todas as orientações também se encontra disponível no Comitê Digital.

O CBC apoiará os seus Clubes integrados para participarem de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, realizados em parceria com as Confederações ou Ligas Nacionais, em todos os esportes olímpicos que comprovarem o atendimento a algum dos critérios estabelecidos na RD.

Caso o Clube não seja contemplado nos critérios de meritocracia previstos no art. 1º da Resolução, poderá participar de CBI®, com o apoio do CBC, até o limite máximo de 5 (cinco) esportes, entre os gêneros masculino e feminino. No caso dos Clubes monoesportivos, a escolha ficará restrita a 1 (um) esporte independentemente do gênero.

Manifestação de Interesse pelos CBI®

Ato contínuo à escolha dos Esportes, o Clube deverá manifestar interesse na participação dos CBI® do Calendário 2023/2024.  No momento, já consta do calendário a principal competição de cada esporte. Para manifestar interesse em participar dessas competições, o Clube deve observar os critérios estabelecidos pelas Confederações ou Ligas Nacionais responsáveis pela sua organização (classificação no ano anterior/índice técnico/outros), tendo em vista que não são competições abertas a todos os Clubes.

Na sequência, conforme forem aprovados os demais Planos de Trabalho das categorias de base por Esporte para o Calendário de CBI® 2023-2024, o CBC estará divulgando amplamente os prazos para manifestação de interesse dos Clubes nestes CBI®, de acordo com os esportes eleitos, o que está previsto para ser iniciado em março.  Fiquem atentos!!

IMPORTANTE! O prazo para a finalização do processo de escolha de esportes e manifestação de interesse nos CBI® da categoria principal de cada esporte encerrará em 31/01/2023. Não perca tempo!

Alerta para os Clubes Aspirantes

Como a participação dos Clubes Aspirantes se restringe a apenas um esporte, já definido no momento da integração ao Programa de Formação de Atletas do CBC, não será necessária a escolha neste momento, devendo apenas atuar na segunda fase, referente à manifestação de interesse pelo CBI®, quando de sua divulgação.