VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva é considerado um sucesso e voltará em 2023

3, Novembro 2022
VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva é considerado um sucesso e voltará em 2023

Não tem aquele ditado que diz: “tudo que é bom dura pouco”! Foi com essa sensação que terminou nesta quarta-feira (2), o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Brasileira de Clubes-FENACLUBES, integrando a 2ª Semana Nacional dos Clubes.
O último dia de atividades começou com a presença de diversos Clubes nos Plantões Técnico e Jurídico, objetivando sanar as últimas dúvidas relacionadas aos processos do CBC. Em seguida, começaram as últimas palestras do evento.
A primeira palestra do dia foi de Fernando Maroni, gestor da equipe Brasil Vôlei Clube-SP, o conhecido Vôlei Renata, atual Campeão Paulista de Voleibol e que está disputando a edição 2022-2023 do CBI®️ Superliga Nacional de Voleibol.
Fernando Maroni destacou o trabalho que vem sendo realizado na equipe de Campinas/SP, desde a base até o alto rendimento. “É uma honra muito grande compartilhar o trabalho que estamos fazendo no Vôlei Renata. Somos uma empresa voltada para o esporte e temos a busca pela excelência como um de nossos pilares”. 
Fernando Maroni também falou da importância da elaboração de bons projetos e das parcerias. “Quando se elabora um projeto, a avaliação tem que ser feita com base no projeto com um todo, trazendo resultados não só para a equipe, mas também para todos os parceiros, e não podemos deixar de destacar o apoio do CBC que tem sido essencial para a conclusão da melhor forma possível as nossas ideias”, finalizou.
Na sequência outra palestra de vencedores. Os participantes puderam ouvir o Superintendente da Liga Nacional de Basquete-LNB, Sérgio Domenici, que apresentou um pouco do trabalho realizado à frente da Liga e na organização de duas das maiores competições de Basquetebol no país: o Novo Basquete Brasil-NBB e a Liga de Desenvolvimento de Basquete-LDB.
Usando como experiência a maior Liga de Basquetebol do mundo, a NBA, Sérgio Domenici explicou que hoje o esporte é tratado como um negócio, que pode ser aplicado em todos os cantos do país. “Temos adotado um modelo de gestão que olha para o esporte como um negócio e queremos mostrar que ele pode ser aplicado aos Clubes de todos os tamanhos e regiões do país e esse evento é uma ótima oportunidade para compartilhar essa ideia”.
Sérgio Domenici também confirmou que para 2023, a parceria entre LNB e CBC está mantida com o objetivo de levar o melhor do Basquetebol para todos os cantos do país e continuar a busca pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
O Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz ficou encarregado de encerrar o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva. Trazendo a mensagem do presidente Paulo Maciel e de toda a diretoria do CBC, Dr. Fernando salientou que apesar de todas as dificuldades encontradas durante esses três dias em nosso país, os objetivos foram alcançados e que a nona edição do evento está confirmada para 2023. “Nossa avaliação é de que conseguimos atingir nossos objetivos. Quero agradecer a todos os participantes e espero que este Seminário tenha sido proveitoso para todos vocês também. Um grande abraço a todos e até a próxima”, concluiu.
Conforme anunciado pelo vice-presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz, o IX Seminário Nacional de Formação Esportiva está confirmado para 2023 e num futuro próximo, local e datas deverão ser confirmados. O difícil vai ser esperar até lá!!

As fotos do evento poderão ser conferidas no Flickr do CBC!