No Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais, CBC comemora 31 anos de história

9, Novembro 2021
No Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais, CBC comemora 31 anos de história

O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC completa 31 anos de existência neste 9 de Novembro. Criado em 1990 ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes, o objetivo inicial era incentivar e ajudar na criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de Congressos para o aprimoramento do segmento.

Mas o crescimento do CBC não parou e em 2002 apoiou a constituição da FENACLUBES, entidade sindical de 1° grau para atuar de forma conjunta na defesa dos Clubes junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal. Posteriormente, em 2011, também o CBC conseguiu sua inclusão no Sistema Nacional do Desporto – SND como representante do segmento de clubes e passou a receber recursos das loterias federais para apoiar os clubes na formação de atletas, sua maior conquista!

Ao completar 31 anos de história, o CBC comemora o rumo certo que tomou uma vez que são mais de 230 Clubes que já se integraram e já participaram do Programa de Formação de Atletas, atendendo as cinco regiões do país. A data de hoje também encerra a campanha CBC 30 anos, evento de grande sucesso entre os Clubes, Confederações, Atletas e colaboradores do CBC.

Foram várias atividades neste último ano, e o CBC agradece os depoimentos de Clubes e colaboradores sobre a importância da entidade, a criação de uma linha do tempo destes 30 anos e ainda o #AoVivoComCBC, uma série de Lives que abordou a trajetória do CBC neste período.

Neste 9 de Novembro também é comemorado o Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. A data instituída pela Lei nº 12.333/10, tem o objetivo de homenagear estes que são a base do esporte em nosso país, e faz referência à data de criação do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

O CBC se orgulha de sua história e agora por seus 31 anos de atuação conjunta com os Clubes! E parabéns para todos aqueles que são os pilares do esporte em nosso país!