Senador Álvaro Dias destaca a repercussão positiva da aplicação dos recursos do CBC

13, Agosto 2021
Senador Álvaro Dias destaca a repercussão positiva da aplicação dos recursos do CBC

No dia 1º de agosto, o Senador Álvaro Dias divulgou em seu site uma matéria onde destaca a importância da emenda proposta por ele à Lei 12.395/11, sancionada em 2011, que alterou a Lei Geral do Esporte, a chamada Lei Pelé, e destinou recursos das loterias ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC para a formação de atletas.

A destinação de recursos das loterias para os clubes corrigiu um problema histórico, que era a falta de investimentos na formação dos atletas, que como se sabe, no Brasil é realizada pelos clubes formadores, que investem no desenvolvimento dos atletas até que estes se destaquem e venham a integrar a elite esportiva do país. Contar com esses investimentos em materiais e equipamentos esportivos, na contratação de profissionais qualificados, e ainda para garantir a participação em competições nacionais, deu perenidade à política de formação de atletas. Até o advento da Lei, os clubes sofriam com escassez de recursos, motivada pela interrupção de patrocínios ou incentivos governamentais, ou até mesmo pelas mudanças na condução da gestão do esporte em cada entidade. À medida que passaram a ter os recursos garantidos para cada Ciclo Olímpico, foi possível planejar de modo contínuo a preparação dos atletas. Os investimentos realizados desde 2014 nos clubes formadores, momento em que o CBC publicou seus primeiros editais por meio de seu Programa de Formação de Atletas que hoje beneficia mais de 170 clubes de todas as regiões do país, com certeza qualificaram o processo de desenvolvimento dos atletas e contribuíram de forma significativa para a conquista de melhores resultados nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Pelo projeto de Álvaro Dias, foi garantido à época 1/6 dos recursos destinados ao então Ministério do Esporte para o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC repassar aos clubes com o objetivo de formar atletas. Embora atualmente os recursos das loterias sejam destinados ao CBC por meio da Lei 13.756/2018, exclusivamente para os esportes olímpicos, manteve-se na essência a destinação prevista na emenda do Senador, ou seja, recursos das loterias para os clubes formadores.

“Tive o privilégio de ser o relator do projeto que promoveu alterações na Lei Pelé para criar novos programas de incentivo ao esporte. A minha emenda, presente na lei sancionada pela presidência da República em 2011, garantiu mais de R$ 55 milhões aos clubes esportivos sociais por ano, e o mais importante: impôs que os recursos fossem utilizados exclusivamente para a formação de atletas”, disse Álvaro Dias. (Fonte: Diário Indústria & Comércio)

Sem dúvidas esse foi um marco na legislação esportiva e o segmento clubístico é muito grato ao Senador e a todos os que apoiaram a aprovação da emenda. Os agradecimentos são manifestados pelo trabalho árduo, porém exitoso na formação de atletas, visto os excelentes resultados obtidos pelo Brasil nos Jogos Olímpicos, onde os clubes tiveram papel fundamental.

Isso se tornou possível devido à execução responsável dos recursos das loterias na formação de atletas, gerida com total transparência, seja pelos clubes no processo de descentralização, ou pelo CBC na sua aplicação direta.

O posicionamento do Senador, reconhecendo o papel dos clubes na formação de atletas e sua participação nas conquistas das medalhas em Tóquio, tem repercutindo na mídia em geral, em especial no meio esportivo.

 

Liga Nacional de Basquete (LNB) também repercute importância do Programa de Formação de Atletas

A Liga Nacional de Basquete (LNB), parceira do CBC no desenvolvimento do Basquete nacional também repercutiu em seu site e mídias sociais o levantamento realizado pelo CBC sobre o papel dos Clubes no desempenho dos atletas medalhistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, destacando os Clubes filiados à Liga que tiveram resultados expressivos nos Jogos.

A entidade também evidenciou a importância do Programa de Formação de Atletas do CBC para os resultados atingidos, e a relevância da parceria entre LNB e CBC, que atuam juntos na descoberta e desenvolvimento de novos atletas da modalidade, por meio dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI, alavancam carreiras e constroem campeões olímpicos.