CBC “Rumo a Tóquio”: Hipismo brasileiro terá 9 atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

20, Julho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Hipismo brasileiro terá 9 atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O Hipismo brasileiro também tem representação garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) divulgou na última semana a lista oficial de atletas convocados, que conta com 9 nomes nas categorias Saltos, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Adestramento.

Nos Saltos, conquistaram a vaga 4 cavaleiros, 3 titulares e 1 reserva, que pode ser escalado ainda após o início da competição, mas ainda sem a divulgação oficial de quem será o atleta substituto da equipe. São eles Marlon Zanotelli, Rodrigo Pessoa, Pedro Veniss e Yuri Mansur. No Adestramento, o convocado foi o paulistano João Victor Oliva.

Já na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE), os representantes nacionais serão Carlos Parro, Marcelo Tosi e Rafael Losano, além do reserva Marcio Appel.

Entre os Clubes pelos quais os atletas passaram, estão o Clube Hípico Santo Amaro-SP, Clube dos Cavaleiros de Rio Claro-SP, Quality Horses-SP e Centro Hípico Agromix-SP.

Em Tóquio, pela primeira vez, as equipes do hipismo passam a contar com quatro atletas: três titulares e um reserva, sendo que este pode ser escalado ainda após o início da competição. Na disputa por equipes, no novo formato, não haverá descarte, ou seja, serão computados os três resultados. Anteriormente entravam quatro conjuntos e a cada rodada havia o descarte do pior resultado. Outra mudança é que a disputa individual antecede a final por equipes.

As convocações do Hipismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.