CBC “Rumo à Tóquio”: Clubes são responsáveis por 100% dos atletas do Atletismo convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

16, Julho 2021
CBC “Rumo à Tóquio”: Clubes são responsáveis por 100% dos atletas do Atletismo convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

O Atletismo brasileiro também já tem sua delegação formada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), divulgou na semana passada as últimas convocações asseguradas pelos brasileiros, e 100% dos atletas são oriundos dos Clubes formadores.

Ao todo, 53 atletas foram convocados, ao terem obtido os índices necessários, que são os mesmos estabelecidos pela World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF, o órgão que gere o Atletismo a nível mundial.

Associação Atletismo de Blumenau - AABLU-SC, Associação Bauruense de Desportos Aquáticos-SP, Associação de Atletismo de Maringá-PR, Associação dos Servidores Públicos de Pindamonhangaba-SP, Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul-SC, Associação Unindo Famílias-SP, Centro de Atletismo de Sobradinho-DF, Clã Delfos-MG, Clube de Atletismo Francisco Caldeira de Alvarenga-RJ, CT Maranhão/Pé de Asa-MA, Esporte Clube Pinheiros-SP, Instituto Elisângela Maria Adriano-SP, Instituto ICB Atletismo-RJ, Instituto Paranaense de Esportes e Cultura-PR, Orcampi-SP, São Paulo Futebol Clube-SP, SESI-SP, Sociedade de Ginástica Porto Alegre – Sogipa-RS e Sociedade Recreativa Mampituba-SC são os Clubes responsáveis pelo treinamento e preparação de 100% dos atletas já convocados.

As convocações comprovam a força do segmento clubístico na formação de atletas de excelência, sendo o maior responsável pela representação olímpica brasileira, com destaque para o Esporte Clube Pinheiros-SP, que sozinho, é representado por 18 dos atletas que conquistaram vaga nos Jogos.

As competições de atletismo serão disputadas de 29 de julho a 8 de agosto no Estádio Olímpico do Japão, na capital japonesa. Já as provas de Marcha Atlética e a Maratona ocorrerão no Sapporo Odori Park, a cerca de 800 km de Tóquio.

O número de atletas do segmento clubístico do Atletismo, e também dos outros esportes, convocados para as Olimpíadas desse ano também será um indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Esportivas Nacionais parceiras pra o ano de 2022.

Convocações Atletismo Feminino

 

Tabela atletas Atletismo masculino