CBC “Rumo a Tóquio”: Ieda Guimarães será a única representante brasileira do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio

12, Julho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Ieda Guimarães será a única representante brasileira do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O Pentatlo Moderno, modalidade que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) terá uma única representação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta carioca Ieda Guimarães conquistou a tão sonhada vaga olímpica e se destaca como uma das atletas mais jovens a competir pelo País.

Ieda, de 20 anos, é a atleta mais jovem dentre as mulheres na delegação brasileira, e garantiu sua vaga para Tóquio ao ser a melhor pentatleta sul-americana nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Em 2018 e 2019, ela também recebeu o título de Melhor Pentatleta do Prêmio Brasil Olímpico.

Dentre as várias realizações da pentatleta, estão a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e nos Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018, onde foi a campeã do revezamento misto ao lado do colega de treinamento Victor Aguiar. Em Lima 2019, ela ficou a uma posição do pódio, ao ser a quarta colocada geral.

Ieda iniciou no esporte com apenas nove anos, e passou pelo Sport Club Magnólia-RJ, na cidade de Petrópolis, pelo Círculo Militar da Vila Militar-RJ e pelo PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes no esporte.