100% dos atletas da Canoagem brasileira convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos Clubes formadores

8, Julho 2021
100% dos atletas da Canoagem brasileira convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos Clubes formadores

A Canoagem brasileira já tem participação garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Cinco atletas, três deles na modalidade Canoagem Velocidade e dois da Canoagem Slalom, conquistaram as tão sonhadas convocações olímpicas, e 100% deles são atletas que iniciaram a carreira esportiva e que ainda treinam em Clubes formadores.

Na Canoagem Velocidade, o País será representando por Isaquias Queiroz e Jacky Godmann do Clube de Regatas do Flamengo-RJ e por Vagner Souta, do Clube de Regatas de Cascavel-PR. Na modalidade Slalom, teremos Ana Sátila, do Instituto Meninos do Lago de Foz do Iguaçu-PR, e Pedro Henrique Gonçalves, da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos-SP.

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Jonatan Maia, comentou as convocações nacionais. “Na edição dos Jogos Olímpicos 2016 a Canoagem fez história conquistando três medalhas. Em Tóquio, sabemos que será difícil manter esse feito, mas acreditamos que poderemos ter resultados surpreendentes, com possibilidade de medalhas. Também contamos com uma equipe mais experiente e muito bem preparada tecnicamente”.

Para o presidente, os Clubes têm papel fundamental no desenvolvimento da modalidade e no preparo dos atletas que hoje seguem para Tóquio. “Nossos principais atletas receberam toda sua formação de base nos Clubes aos quais são filiados, demonstrando assim a importância da iniciação esportiva, onde o Clube tem papel fundamental, disponibilizando aos atletas equipamentos e estrutura para os treinamentos na preparação e formação física e psicológica dos atletas”, informou.

Maia também destacou a importância da parceria entre a Confederação e o Comitê Brasileiro de Clubes para o fomento do esporte. “A Confederação Brasileira de Canoagem, em parceria com o CBC, já realizou diversos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI, que são fundamentais para a detecção de talentos e aprimoramento técnico e táticos dos nossos atletas. Esperamos poder continuar com a parceria junto ao CBC e trabalhar juntos na formação de futuros campeões olímpicos”, finalizou.

As convocações da Canoagem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.