CBC “Rumo a Tóquio”: 100% dos atletas da delegação brasileira de Judô convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos Clubes formadores

29, Junho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: 100% dos atletas da delegação brasileira de Judô convocados para as Olimpíadas de Tóquio são oriundos dos Clubes formadores

O Judô brasileiro já tem seus representantes para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma live realizada na última quarta-feira, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) fez o anúncio oficial dos nomes dos 13 judocas convocados, e 100% deles são oriundos dos clubes formadores. Esporte Clube Pinheiros, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre – Sogipa e Clube Paineiras do Morumby, todos clubes filiados ao CBC, são representados pelos atletas classificados.

A equipe masculina do Brasil será formada por sete atletas: do Esporte Clube Pinheiros, Eric Takabatake (60kg), Eduardo Yudy Santos (81kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). Representando a Sogipa, Daniel Cargnin (66kg) e Rafael Macedo (90kg); e do Clube Paineiras do Morumby, Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

Dos atletas convocados, apenas Buzacarini (Rio 2016) e Baby (Londres 2012 e Rio 2016) têm participações olímpicas em suas carreiras, o último com duas medalhas de bronze conquistadas em cada edição. Os demais atletas são todos estreantes nas Olimpíadas.

Nas chaves femininas, o Brasil terá as representantes do Esporte Clube Pinheiros Gabriela Chibana (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), e da Sogipa, as atletas Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg). O time feminino conta com duas medalhistas olímpicas de peso: Mayra e Ketleyn, que foi a primeira mulher medalhista do Brasil em esportes individuais com o bronze em Pequim 2008. Mais experiente do que no masculino, a equipe feminina tem apenas duas estreantes em Olimpíadas, Gabriela e Larissa.

Da equipe convocada, cinco atletas serão cabeças de chave em Tóquio: Rafael Silva “Baby”, Maria Suelen, Maria Portela, Mayra Aguiar e Ketleyn Quadros. Eles estão no Top 8 de suas categorias e, portanto, terão a vantagem de só enfrentar os demais atletas Top 8 a partir das quartas-de-final.

A convocações são mais um exemplo do trabalho de excelência realizado pelos clubes formadores no Brasil, que a cada ciclo olímpico reforçam sua tradição na modalidade, ao enviar tanto atletas de alto nível já experientes como estreantes que renovam a equipe brasileira.

Esporte Clube Pinheiros, Sogipa e Clube Paineiras do Morumby são todos clubes filiados plenos ao CBC, e fazem parte do Programa de Formação de Atletas, se beneficiando de seus três eixos – Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), Recursos Humanos (RH) e Competições (CBI) –, incentivos que fortalecem clubes e atletas na busca pelos resultados em competições de alto nível.

Para o gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) Ney Wilson, o crescimento da modalidade no País também se deve a parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes e a CBJ. “Sem dúvida nenhuma, a parceria entre a Confederação Brasileira de Judô e o CBC vem trazendo uma contribuição grande ao Judô Brasileiro, vide o apoio que o CBC vem dando dentro de vários eventos das equipes de base e até da equipe principal, e os resultados alcançados. O CBC vem contribuindo muito nisso, em poder financiar esses grandes eventos. Então temos um grande histórico de atletas que vem sendo apoiados dentro dos Clubes formadores graças ao Programa de Formação de Atletas do CBC e que hoje estão na Seleção Olímpica”, comentou Wilson.

“Hoje, diversos atletas que vieram da equipe principal em seus Clubes e agora vão representar o Brasil nos Jogos são também oriundos dos eventos realizados em parceria com o CBC. Vejo que isso com certeza trará muitos frutos a longo prazo, para as Olimpíadas de 2024, 2028 e assim por diante. Acredito que um número cada vez maior de clubes estará participando do CBC e com isso contribuindo com o Judô brasileiro”, finalizou Wilson.

As convocações do Judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.