CBC “Rumo a Tóquio”: 100% dos atletas brasileiros do Wrestling convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos clubes formadores

18, Junho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: 100% dos atletas brasileiros do Wrestling convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos clubes formadores

O Wrestling (luta greco-romana) é mais uma modalidade presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio cuja representação brasileira é composta 100% por atletas oriundos dos Clubes. Laís Nunes e Eduard Soghomonyan do Instituto Athlon e Aline Silva do SESI-São Paulo conquistaram a tão sonhada convocação, e são um exemplo da importância dos clubes formadores para o desenvolvimento da modalidade no País.

Laís Nunes (categoria até 62kg) e Aline Silva (categoria até 76kg) carimbaram o passaporte para os Jogos no Torneio Pré-Olímpico Continental, que aconteceu em Ottawa, Canadá. A conquista das vagas veio após as atletas obterem destaque no esporte no País em seus clubes formadores, alcançando os títulos de campeãs nacionais no Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Wrestling, uma realização da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e do Comitê Brasileiro de Clubes.

O Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Wrestling de 2019 marcou o início da parceria entre a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e o CBC, em Natal, no Rio Grande do Norte, e contou com a participação dos principais atletas do país defendendo seus respectivos clubes. Dois anos depois, Laís Nunes, que foi campeã nacional pelo Instituto Athlon, e Aline Silva do SESI-São Paulo vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Para o presidente da CBW, Flavio Cabral Neves, o fortalecimento dos clubes e a realização dos CBI estão diretamente ligados ao crescimento da modalidade no País. “Os campeonatos interclubes vieram para ficar no calendário do Wrestling nacional e aumentam o sentimento de equipe entre os atletas. No Campeonato Brasileiro Interclubes® de 2019, tivemos atletas das cinco regiões do país, clubes tradicionais, outros emergentes, além de contarmos com os principais atletas do cenário nacional, como Aline Silva e Laís Nunes, atletas olímpicas, que vão disputar a segunda edição de Jogos. Isso garante o mais alto nível nos campeonatos interclubes e incentiva a participação de outros clubes e atletas”, comentou.

No naipe masculino, a representação olímpica fica por conta de Eduard Soghomonyan (categoria até 130kg) que chegou ao Instiuto Athlon de Desenvolvimento para reforçar a equipe do clube e também garantiu sua vaga no Torneio Pré-Olímpico Continental de Ottawa.

As convocações do Wrestling nas Olimpíadas de Tóquio, assim como das demais modalidades, serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.