ABCD aperta o cerco contra os suplementos contaminados

31, Agosto 2022
ABCD aperta o cerco contra os suplementos contaminados

Os suplementos, quando usados de forma correta, são grandes aliados na carreira dos atletas de alto rendimento, pois ajudam na melhora do desempenho e também na prevenção de lesões. No entanto, o assunto sempre vem à tona (e não é de hoje) o que leva a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD a sempre fazer alertas sobre os perigos que envolvem esses suplementos, principalmente nos casos de contaminação.

Desde 2020, através da Resolução nº 2 de 6 de agosto de 2020, A ABCD vem tratando do assunto em caráter educativo. No entanto, em decorrência de uma incidência no número de casos envolvendo suplementos supostamente contaminados, a entidade decidiu colocar regras mais duras para o assunto.

Por este motivo, a partir de agora o tema não será mais tratado apenas de forma educativa e as violações serão punidas com seriedade.

Hoje quando ocorre um caso suspeito por contaminação de suplemento, o produto deve ser encaminhado à ABCD para análise. Antes as embalagens enviadas geralmente já estavam abertas e uma das alterações implantadas é que os produtos enviados para análise, a partir de agora deverão estar lacrados.

De acordo com o ofício emitido pela ABCD e assinado pela Secretária Nacional da Agência, Luisa Parente, o envio de produtos abertos poderá dar margens a questionamentos. “Não podemos assegurar a integralidade do conteúdo de produtos abertos, o que por consequência, dá margem a questionamentos sobre a real fonte do resultado analítico adverso”.

Conheça na íntegra o ofício emitido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

O tema, devido sua relevância, também foi destaque em matéria do site UOL.