Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Principais Clubes Formadores

Página Inicial - Formação de atletas - Principais Clubes Formadores - Principais Clubes Formadores
Instituto Paranaense de Esportes e Cultura



Criado no ano de 2001, ainda com o nome de Associação Londrina de Taekwondo, o IPEC - Instituto Paranaense de Esportes e Cultura foi idealizado com o objetivo inicial de promover a modalidade de Taekwondo. Por catorze anos, essa Associação foi referência em realização de Projetos para a modalidade de Taekwondo, conquistando diversos resultados técnicos e sociais, inclusive com resultados internacionais. Com a intenção de contribuir com o esporte nacional, a partir de 2015, a Associação Londrina de Taekwondo teve alterações em seu estatuto e foi transformada em IPEC - Instituto Paranaense de Esportes e Cultura. Com isso, passou então a absorver outras modalidades esportivas, tornando-se a principal entidade da cidade de Londrina/PR em promoção da Saúde, Inclusão Social e o Rendimento através do esporte.

Foi a partir de 2015 que o IPEC adotou o Projeto Londrina Atletismo, o qual já vinha por longa data realizando um trabalho de excelência dentro da modalidade de Atletismo, com relevantes resultados sociais e técnicos conquistados desde o ano de 2000 - destaca-se parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina e Universidade Estadual de Londrina. Com um casamento perfeito, o IPEC passou a fazer a gestão do Projeto Londrina Atletismo, dando continuidade ao trabalho já existente. Com essa parceria, os resultados sociais passaram a ter um grande crescimento e as conquistas técnicas também chegaram e um grande patamar, mantendo o Projeto Londrina Atletismo como um dos principais projetos do Atletismo Nacional. Em 2018, o IPEC, através do Projeto Londrina Atletismo, conquistou números até então inimagináveis para projetos dessa natureza. Foram mais de 30 mil atendimentos indiretos e 15 mil atendimentos diretos (desses dois mil de forma contínua).

Apesar do foco em seus Programas Sociais, o Projeto Londrina Atletismo continua a colecionar resultados expressivos, qual ao longo de sua história são:

  • 106 títulos estaduais por equipe;
  • 20 títulos nacionais por equipe;
  • 120 convocações de atletas e treinadores para seleções brasileiras;
  • + de 100 medalhas em Campeonatos Internacionais conquistadas individualmente por seus atletas.

Também é importante mencionar que o IPEC vem realizando nos últimos anos eventos de grande relevância:

GP Caixa de Atletismo Escolar

Participação de mais de mil alunos da rede estadual de ensino, representando 15 municípios da região de Londrina.

Atletismo Caixa Kids

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com média de participação de 800 crianças de escolas publicas de Londrina.

Mais sobre o Projeto Londrina Atletismo

O Projeto Londrina Atletismo iniciou suas atividades no ano 2000, em Londrina, no norte do Paraná. Desde então, mantém pilares sólidos de trabalho ligados ao social e também ao alto rendimento.

A detecção e a formação de novos atletas é objetivo central do projeto. Não à toa, é reconhecido historicamente como um dos grandes formadores do Brasil. Graças a um método de trabalho que visa o desenvolvimento gradual, sem pular etapas, pensando também no lado psicológico do atleta. No âmbito social, o Projeto Londrina Atletismo também mostra papel importante, tendo feito a diferença para a formação cidadã de mais de 10 mil jovens ao longo de sua história. A iniciativa contempla atualmente uma gama de 25 programas, que oferecem a cada integrante da sua equipe de competição desde estrutura para os treinamentos a formação escolar e social, incluindo também plano de saúde familiar.

O trabalho que nasceu em Londrina expandiu-se para a região, com o objetivo de fomentar a modalidade. Através de parcerias com outros projetos semelhantes, o londrinense atua no desenvolvimento do atletismo em pelo menos mais cinco cidades próximas.

Nestes 20 anos de trabalho em Londrina e região, o projeto tem se caracterizado por tratar a formação através do esporte como algo mais amplo, diferente da maioria dos trabalhos semelhantes realizados em outros centros do país.

Todos esses programas, além de despertar em milhares de crianças e jovens o gosto pelo atletismo, contribuem diretamente com o processo de inclusão social, melhoria das perspectivas de vida, oportuniza cidadania e a possibilidade de enxergar a vida e o mundo de forma diferente.

A experiência de todos esses anos de trabalho nos ensinou que estrutura é fundamental para poder colher resultados. E hoje o projeto conta com local de treinamento, equipe multidisciplinar, que usufrui de assistência médica e técnica, além de departamento específico para a área de comunicação e marketing.

O projeto Londrina Atletismo é um dos mais estáveis e organizados hoje no Brasil. Além da comissão técnica e de uma equipe multidisciplinar, possui um escritório responsável por todo o trâmite administrativo, o que oferece maior segurança para que seus gestores concentrem-se apenas nos objetivos de sociais e de pista.

Além disso, conta com a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que cede suas estruturas, incluindo uma pista recém-reformada e nível 2 de certificação internacional, pela Federação Internacional de Atletismo, para os treinamentos diários dos atletas e da Escolinha de Atletismo, que garimpa crianças e jovens a partir de 9 anos para a modalidade.

Centro de Formação CBAt

O Projeto Londrina Atletismo integra o Sistema Caixa de Treinamento de Atletismo (SNT) - Descoberta de Talentos, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Detentor da chancela, o projeto londrinense é atualmente um dos polos que compõem o Centro de Formação do Atletismo (CFA), vinculado ao Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNT), que funciona nas instalações do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo - CNDA da CBAt, na cidade de Bragança Paulista (SP).

Nossos fundamentos:

  • Promover a inclusão social através do atletismo;
  • Contribuir com a sociedade com a assistência a crianças e jovens;
  • Promover saúde através dos diversos programas sociais e técnicos;
  • Promover e motivar os alunos-atletas quanto à sua educação e formação;
  • Lapidar talentos descobertos visando ganho de performance;
  • Detectar talentos esportivos para o atletismo de Londrina, colaborando assim com o atletismo do Paraná e do Brasil;
  • Contribuir com a sociedade no combate à marginalidade, drogas, alcoolismo e evasão escolar;
  • Promover os direitos humanos fundamentais, valorizando a ética, a paz, a cidadania e democracia, entre outros valores;
  • Promover e desenvolver a proteção ao meio ambiente;
  • Promover a sustentabilidade;
  • Incentivar a cultura e a sua difusão com vistas à elevação do nível cultural e social do indivíduo;
  • Alcançar resultados expressivos nas esferas estadual, nacional e internacional, elevando o nome de Londrina e dos patrocinadores.



Apesar dos grandes resultados alcançados ao longo da sua história, o Projeto Londrina Atletismo sempre passou por muitas dificuldades, principalmente na viabilização para participação em Campeonatos Nacionais e Internacionais.

Recentemente, mais precisamente no mês de setembro/2019, o IPEC conseguiu se integrar ao CBC - Comitê Brasileiro de Clubes, como entidade.

Apesar do pouco tempo, a parceria já rendeu resultados extremamente importantes. Com sua vigência, o IPEC conseguiu participar com um número maior de atletas e, isso somado com a qualidade da equipe e a grandeza do projeto, alcançamos os resultados:

  • Equipe Vice Campeã FEMININO - Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 16 - Fortaleza-CE;
  • Equipe 3ª Colocada GERAL - Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 16 - Fortaleza-CE;
  • Equipe Campeã FEMININO - Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 18 - Fortaleza-CE;
  • Equipe Vice Campeã MASCULINO - Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 18 - Fortaleza-CE;
  • Equipe Campeã GERAL - Campeonato Brasileiro Interclubes Sub 18 - Fortaleza-CE

Com esses resultados, o IPEC passou a figurar como a principal força do Atletismo de Formação (Sub-16 e Sub-18) do Atletismo Nacional.



GALERIA DE MATERIAIS ADQUIRIDOS E Campeonatos Brasileiros Interclubes



ONDE ESTÁ O CLUBE
ESPORTES QUE DESENVOLVE COM O CBC
Atletismo
CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600