Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Principais Clubes Formadores

Página Inicial - Formação de atletas - Principais Clubes Formadores - Principais Clubes Formadores
Organização Funilense de Atletismo - ORCAMPI



Desde a sua fundação, a Organização Funilense de Atletismo (ORCAMPI) vem contribuindo com o desenvolvimento do atletismo brasileiro e oferecendo ao jovem uma oportunidade de transformação social através do esporte. Em 1997, nosso padrinho Vanderlei Cordeiro de Lima morava em Campinas/SP. Ele se mudou com a família a convite do empresário Sérgio Coutinho Nogueira e passou a treinar com Ricardo D´Angelo. Em comum, os três tinham a paixão pelo atletismo e começaram a pensar em alternativas para contribuir com o desenvolvimento da modalidade. Na ocasião, Vanderlei já era um atleta com alguns resultados expressivos, inclusive com uma participação nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Por experiência própria ele sabia da importância de investir na nova geração de atletas. O esporte já tinha mudado a sua vida e de sua família e sabia que poderia mudar de muita gente também. Decidiram então fundar a Funilense, uma escolinha de atletismo pioneira, que buscava promover a iniciação de crianças e adolescentes na modalidade, de forma lúdica. A data oficial foi o dia 12 de março de 1997 e além de Campinas, a equipe tinha núcleos nas cidades paulistas de Artur Nogueira, Cosmópolis, Indaiatuba e Paulínia.

Ao longo de mais de duas décadas ininterruptas de trabalho, a Funilense virou ORCAMPI, concentramos as atividades em Campinas (e viabilizamos o transporte dos atletas que moram na Região Metropolitana de Campinas para virem treinar diariamente), atendemos mais de 4.000 participantes e conquistamos resultados atléticos e sociais relevantes. Muitos atletas foram encaminhados para a carreira profissional, outros tantos cumpriram as etapas sociais do projeto e a vida de muitas famílias envolvidas com a nossa proposta foram impactadas.

A ORCAMPI é a única equipe do Brasil que possui um programa que contempla todas as etapas da formação esportiva: captação de talentos, formação, aprimoramento técnico e, por fim, o alto rendimento. Nossa grande revelação no aspecto atlético foi a saltadora Fabiana Murer, campeã Mundial, Pan-Americana e recordista Sul-Americana do salto com vara. E, em 2016, ajudamos o saltador Thiago Braz a conquistar a medalha de ouro e o recorde olímpico na prova do salto com vara. Todas conquistas muito importantes, mas ainda mais recompensador é saber que contribuímos com a formação de uma nova geração, que através do esporte transformou suas realidades. Uma geração de novos talentos para o atletismo brasileiro, mas sobretudo uma nova geração de cidadãos conscientes.



A ORCAMPI acompanhou a criação do CBC a distância, a partir de informações vagas e imprecisas, as quais afastavam a possibilidade de integrar o quadro associativo da entidade. No Troféu Brasil de 2019, realizado em Bragança Paulista/SP, o CBC apresentou, em abordagem bastante simples, sua missão junto ao esporte nacional, despertando na ORCAMPI a oportunidade de participar do Comitê como clube vinculado. Após o evento, membros do CBC foram convidados para uma visita ao clube em Campinas, na tentativa de tornar claro os pontos que impediam a vinculação da instituição. Por conta de uma explanação bastante elucidativa e amistosa, compreendeu-se a forma como a ORCAMPI poderia se valer dos benefícios como entidade vinculada ao CBC e, posteriormente, filiada, fazendo perceber a oportunidade de crescimento com essa associação. A ORCAMPI espera, em curto prazo, ser promovida a entidade filiada, participar dos editais e, dessa forma, construir uma parceria de sucesso com o CBC.



ONDE ESTÁ O CLUBE
ESPORTES QUE DESENVOLVE COM O CBC
Atletismo
CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600