Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Principais Clubes Formadores

Página Inicial - Formação de atletas - Principais Clubes Formadores - Principais Clubes Formadores
Pampulha Iate Clube - PIC



Foi na Belo Horizonte do final da década de 50 que surgiu a ideia de se construir um novo clube na cidade voltado para a alta sociedade mineira. E não deveria ser apenas um clube que reunisse as pessoas por castas, mas que se tornasse conhecido nacionalmente pela sofisticação e importância social. Um clube diferente de todos os demais inclusive no espaço físico e que garantisse lazer, esporte e recreação de qualidade, sobretudo para os jovens.

A obra seria imponente e três grandes mestres assinaram os projetos: Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. O local escolhido media 300 metros ao longo da Av. Otacílio Negrão de Lima, de frente para a Lagoa da Pampulha e englobando uma área total de 44.000 metros quadrados. Um projeto arrojado, de grandes proporções e que contou com o apoio dos principais dirigentes da cidade e do Estado, o Governador José de Magalhães Pinto, o Prefeito Aminthas de Barros e os vereadores da Câmara Municipal.

Tudo foi programado para oferecer um cenário grandioso e exuberante, a começar pela piscina que, com cento e dois metros de extensão, até hoje é um dos principais cartões postais do Clube. Niemeyer criou a forma insuperável, Burle Marx utilizou mudas e flores de todo o mundo para criar um maravilhoso jardim e Portinari enfeitou, com sua arte esplendorosa, o interior do salão de festas e o cenário dos jardins, com o quadro ?Frevo? e com um painel de azulejos intitulado ?Peixes?. O quadro, quando da fundação do PIC Cidade, foi removido da Pampulha e instalado no hall principal do novo prédio, na rua Cláudio Manoel, Praça da Liberdade.

A primeira diretoria que se responsabilizou pela administração na fase de construção e instalação do PIC teve como presidente José Olímpio de Castro Filho, então advogado do Banco da Lavoura que, com seus companheiros, deram a primeira grande contribuição à causa hoje cinquentenária. O PIC foi inaugurado dez meses após o início das obras, graças a um financiamento obtido junto ao Banco da Lavoura, que foi garantido com o compromisso do Clube de autorizá-lo a vender as primeiras cotas para resgatar o empréstimo.

Enquanto era deflagrada a campanha de venda de cotas, a cidade aguardava ansiosa a inauguração do novo clube, que aconteceu em 26 de janeiro 1961 com a presença de vinte mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, paraninfo da cerimônia. A grande atração da noite foi a presença dos atores Grande Otelo e Anilza Leoni, que animaram uma festa de glamour e de beleza ímpar. Por muitos dias os grandes jornais nacionais repetiram a notícia de que "... foi inaugurado o maior e mais luxuoso clube do Brasil, o PIC



O Pampulha Iate Clube é integrado ao CBC desde março de 2018, participando do Edital de Projetos nº 07/2017, que se refere especificamente aos Campeonatos Brasileiros Interclubes.



GALERIA DE MATERIAIS ADQUIRIDOS E Campeonatos Brasileiros Interclubes



ONDE ESTÁ O CLUBE
ESPORTES QUE DESENVOLVE COM O CBC
Tênis
CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600