Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Notícias

Página Inicial - Comunicação - Informações - Notícias

Voltar

17/01/2019Formando Atletas: Veleiros do Sul no 47º Campeonato Brasileiro de Optimist

O 47º Campeonato Brasileiro de Optimist encerrou suas disputas no último dia 15, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela/SP. A Flotilha Minuano do Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva, clube integrado ao CBC, encerrou com uma inédita participação ao colocar três velejadores entre os cinco melhores classificados. Na súmula final, Gustavo Glimm conquistou na segunda-feira o título brasileiro por antecipação; Erick Carpes foi medalha de bronze; Martin Ibanez ficou em quinto lugar. Desta maneira, o Clube ainda levou o título de melhor Flotilha do campeonato.

O Campeonato Brasileiro de Optimist foi organizado em conjunto pela Associação Brasileira da Classe Optimist, Confederação Brasileira de Vela, Federação de Vela de São Paulo (Fevesp) e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. Confira a classificação final:

  • 1º lugar - Gustavo Glimm (Veleiros do Sul), 44 pontos perdidos
  • 2º lugar - Bernardo Martins (Iate Clube do Rio de Janeiro), 64 p.p.
  • 3º lugar - Erick Carpes (Veleiros do Sul), 67 p.p.
  • 4º lugar - Gabriela Vassel (Ilhabela), 79 p.p.
  • 5º lugar - Martin Ibanez (Veleiros do Sul), 99 p.p

Integrado ao CBC, o Veleiros do Sul foi beneficiado pelo Edital de Chamamento de Projetos n.º 1 (Convênio nº. 04) e Edital de Chamamento de Projetos n.º 05 (Convênio n.º 51), respectivamente lançados pelo CBC em 2014 e 2015, e a partir destas parcerias, foi possível ao Clube a aquisição e instalação de equipamentos e materiais voltados à formação de atletas na vela. O VDS também está entre os clubes contemplados pelo Edital de Chamamento de Projetos n.º 07 como sediante de Campeonatos Brasileiros Interclubes®, assim como terá direito a apresentação de projeto destinado à aquisição de equipamentos na segunda etapa do Edital de Chamamento de Projeto n.º 07 a partir de 02/01/2019, cumprindo sua preparação para este ciclo olímpico.

Para o gerente de esportes do VDS, Odecio Carlos Adam, o sucesso desta competição é reflexo de um grande trabalho. "Desde os primeiros editais de chamamento de projetos, podemos contar com o apoio do CBC na infraestrutura necessária para treinamento de nossos atletas e trabalho dos nossos técnicos. Este suporte é fundamental para um Clube formador por excelência, como o nosso", destacou.

"Durante quatro anos de Comodoria e com apoio do CBC, investimos no futuro da vela nacional", comentou o ex-Comodoro do VDS, Eduardo Ribas. Segundo o atual Comodoro, Cícero Hartmann, o desenvolvimento deste esporte permanece como um dos eixos principais do Clube. "Nossa meta é dar continuidade ao trabalho com a flotilha e a Escola de Vela, estamos motivados por sermos a sede do próximo Sul-brasileiro de OP em dezembro e o Brasileiro em janeiro de 2020. Desde já, meus parabéns aos pais, velejadores e técnicos", ratificou.

Nas palavras do presidente Jair Pereira "para o CBC, esses resultados são consequência da parceria exitosa estabelecida entre o Comitê e o Veleiros do Sul, que desde sua filiação não mediu esforços para alavancar seu projeto de formação de atletas de Vela. De modo mais amplo, retratam o sucesso da Política de Formação de Atletas desenvolvida pelos clubes formadores na base, onde os investimentos são essenciais para que o Brasil se fortaleça no cenário esportivo internacional".


Fotos




CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600