- No tênis, Marcelo Demoliner (formado no Recreio da Juventude - RS) e Orlando Luz (Itamirim Clube de Campo - SC) venceram o Challenger de Lima 2025 em duplas ao derrotar Cristian Rodríguez, da Colômbia, e Federico Zeballos, da Bolívia por 2 sets a 1.
- Luisa Stefani, formada no Club Athletico Paulistano - SP, foi vice-campeã do WTA Finals 2025 em Riyadh, tornando-se a primeira brasileira a disputar uma final da competição.
- João Lucas Reis, do Instituto Tennis Route - RJ, foi vice-campeão do Challenger de Lima, entrando pela primeira vez no top 200 do ranking mundial ao terminar em 187º.
- Na ginástica artística, o Brasil conquistou 13 medalhas no Sul-Americano de Medellín, com equipes adulta e juvenil formadas 100% por atletas de Clubes.
- O desempenho reforça a importância dos Clubes na base esportiva, fortalecida pela parceria entre o CBC e Confederações e Ligas Nacionais para ampliar oportunidades e treinamento.
Durante a última semana, atletas do Time Brasil formados em Clubes brasileiros se destacaram e conquistaram diversas medalhas. Tenistas subiram ao pódio em torneios Challenger da modalidade, e as equipes adulta e juvenil de Ginástica Artística brilharam no Sul-Americano realizado em Medellín, na Colômbia. Confira os destaques abaixo.
Marcelo Demoliner e Orlando Luz são campeões do Challenger de lima
Marcelo Demoliner, formado no Recreio da Juventude – RS, e Orlando Luz, do Itamirim Clube de Campo – SC, conquistaram no sábado, 8, o título de duplas do Challenger de Lima 2025, disputado no saibro peruano. A dupla brasileira venceu os sul-americanos Cristian Rodríguez, da Colômbia, e Federico Zeballos, da Bolívia, por 2 sets a 1 na final, com parciais de 2/6, 6/4 e 10-6 no match tiebreak.
Foi o terceiro título da dupla nesta temporada, após as conquistas nos Challengers de Braga, em Portugal, e de Valência, na Espanha.
Luisa Stefani é vice-campeã do WTA Finals em campanha histórica
Luisa Stefani, formada do Club Athletico Paulistano – SP, conquistou o vice-campeonato do torneio de duplas do WTA Finals 2025, realizado em Riad, na Arábia Saudita. A brasileira, ao lado da húngara Timea Babos, foi superada pela dupla formada pela russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/1.
Com o vice-campeonato, Luisa fez história ao se tornar a primeira brasileira a disputar uma final de WTA Finals — competição que encerra a temporada reunindo as oito melhores jogadoras e duplas do mundo.
João Lucas Reis é vice do Challenger de Lima em simples
João Lucas Reis, atleta do Instituto Tennis Route – RJ, foi vice-campeão neste domingo, 9, do Challenger de Lima, no Peru. O tenista garantiu ainda a entrada inédita no top 200 do ranking mundial, alcançando a 187ª colocação e se tornando o número 3 do Brasil na classificação.
Na decisão, disputada no saibro, Reis enfrentou o chileno Tomás Barrios Vera e acabou superado com parciais de 7/6 (7-5) e 7/6 (7-3), após 2h06 de jogo.
Ginástica Artística do Brasil conquista 13 medalhas no Sul-Americano na Colômbia
A cidade de Medellín, na Colômbia, viveu dias de muita emoção com o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística das categorias adulta e juvenil. As disputas se encerraram no domingo, dia 9, e coroaram uma excelente campanha da equipe brasileira, que conquistou 13 medalhas ao todo.
O elenco brasileiro foi 100% formado por atletas de Clubes. Na categoria adulta, o Brasil contou com os ginastas Diogo Paes (Esporte Clube Pinheiros - SP), Luís Porto (Grêmio Náutico União - RS), Juliano Oliva (Grêmio Náutico União - RS), João Perdigão (Esporte Clube Pinheiros - SP), Rogerio Borges (Associação Desportiva Centro Olímpico – SP) e Murilo Pontedura (Agith - SP).
No feminino, o Brasil foi representado por Carolyne Pedro (CEGIN – PR), Gabriela Barbosa (Esporte Clube Pinheiros – SP), Gabriela Bouças (Clube de Regatas do Flamengo – RJ), Maria Eduarda Montesino (Clube de Regatas do Flamengo – RJ), Rebeca Procópio (SESI – SP) e Thais Fidelis (SESI – SP).
Na categoria juvenil, os ginastas foram Brian Araújo, Rafael Araújo e Sophia Cruz (Flamengo), Eduardo Belli e Yasmin Mota (Pinheiros), Caio Silveira e Ana Clara Medeiros (Grêmio Náutico União), e Giulia Nascimento (SESI).
Confira abaixo a lista de medalhas do Brasil na competição.
Ouro
-
Equipe Adulta Feminina
-
Gabriela Barbosa – Trave
-
Giulia Nascimento - Trave
Prata
-
Equipe Adulta Masculina
-
Luis Porto – Solo
-
Gabriela Bouças – Barras Assimétricas
-
Thais Fidelis – Trave
-
Yasmin Mota – Solo
-
Rafael Araújo – Barra Fixa
Bronze
-
Gabriela Bouças – Individual Geral e Solo
-
Diogo Paes – Individual Geral
-
Juliano Silva – Argolas
O desempenho dos atletas brasileiros nas competições internacionais reforça a importância dos Clubes na base esportiva nacional. É nos Clubes que muitos talentos iniciam sua trajetória e desenvolvem as habilidades que os levam a representar o país em alto nível. Essa estrutura de formação é fortalecida pela parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e as Confederações e Ligas Nacionais, que juntos garantem melhores oportunidades, investimentos e condições de treinamento para o surgimento de novos atletas e para o contínuo fortalecimento do esporte nacional.
Para mais informações sobre o mundo clubístico, acesso nosso Canal do WhatsApp.