Fórum Nacional de Formação Esportiva reunirá Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC

6, Fevereiro 2023
forum

O Fórum Nacional de Formação Esportiva, a ser realizado em 2023, já tem previsão de locais. Três destinos estão na lista, são eles: Brasília/DF, cidade sede do Ministério do Esporte, Rio de Janeiro/RJ, sede do Comitê Olímpico do Brasil-COB, e Campinas/SP, onde fica localizada a sede do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC.

Todos os Clubes integrados ao CBC poderão participar do evento. Além disso, os Clubes cadastrados como Aspirantes até o dia 31 de março de 2023, também terão direito de participar com duas passagens áreas, hospedagem e alimentação.

Os Clubes Aspirantes são 100% isentos de contribuição associativa, e além da participação no Fórum, dentro desta campanha válida até 31 de março, ainda serão contemplados com passagens aéreas para participação em um CBI® e vaga garantida em um dos cursos de extensão da UNICAMP.

A criação do “Clube Aspirante” vem ao encontro com o estabelecido no topo do Mapa Estratégico do CBC, que tem como objetivo “Universalizar a Formação de Atletas”, para reunir em torno de si – para que se beneficiem do Programa -, os Clubes que formam “Atletas de Alta Performance e Ídolos”, outro objetivo estratégico do CBC.

Nessa perspectiva, Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC publicaram nas últimas semanas, notas oficiais com a obrigatoriedade de integração de todos os Clubes ao Programa de Formação de Atletas para participarem dos Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI®. São estas: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, Confederação Brasileira de Wrestling – CBW, Confederação Brasileira de Basketball-CBB, Liga de Polo Aquático-PAB, Confederação Brasileira de Tênis-CBT, Confederação Brasileira de Tiro Esportivo-CBTE, Confederação Brasileira de Remo-CBR, Confederação Brasileira de Tiro com Arco-CBTARCO e Confederação Brasileira de Canoagem-CBCa

Além do “Clube Aspirante” existem outras possibilidades para que Clubes se integrem ao Programa de Formação de Atletas, isentos de contribuição associativa e se beneficiem do Programa. Entre estes, estão os Clubes que praticam esporte não coletivo, e que possuem ao menos um atleta beneficiário do Programa Bolsa Atleta do governo federal, na categoria Atleta Pódio.

E é com imensa alegria, que no último dia 02 de fevereiro, o CBC integrou na Categoria Vinculado, o primeiro Clube 100% isento, e que atende este requisito. É o Niterói Wrestling, Clube do atleta Joilson de Brito Ramos Junior, 10º colocado no Ranking Mundial no Wrestling, e beneficiário do Bolsa Atleta, na categoria Atleta Pódio.

Confira nos vídeos como fazer parte da maior Rede Nacional de Clubes Formadores:

Categorias de Integração ao CBC:

Clube Aspirante:

 

Se seu Clube participa de Competições Nacionais integre-se ao Programa de Formação de Atletas do CBC, até 31 de março, e garanta sua vaga no Fórum Nacional de Formação Esportiva!