Efeitos da dopagem na saúde é tema de boletim especial da ABCD

30, Novembro 2022
Efeitos da dopagem na saúde é tema de boletim especial da ABCD

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD apresenta um boletim especial com os temas Ciência e Educação, que traz como convidado o Médico do Esporte e Cirurgião do Joelho, Dr. Marcello Serrão.

Dr. Serrão faz uma reflexão sobre os efeitos da dopagem na saúde de atletas. “A grande maioria dos mais de 3.200 trabalhos científicos publicados que demonstram os danos causados à saúde do atleta pela dopagem é relacionada à alterações sistêmicas”.

Segundo o Dr. Serrão, “a solução para o problema passa pela fiscalização constante, valorização da ética e forte viés na educação dos atletas e treinadores”.

Na apresentação do boletim a Secretária Nacional da ABCD, Luisa Parente, falou sobre a participação do Dr. Marcello Serrão nesta edição especial. “Contar com a expertise de um médico do esporte, cirurgião experiente e renomado, Dr.  Marcello Serrão, neste Boletim Especial, é para a ABCD motivo de honra e acima de tudo, uma oportunidade de enfatizar mais uma vez os valores do esporte atrelados ao conhecimento técnico e científico”.

#JogoLimpo

O CBC é parceiro da ABCD na campanha #JogoLimpo, uma ação que tem como objetivo o compartilhamento de informações, desde os atletas de base até os treinadores, sobre as regras antidopagem, destacando os valores do esporte e contribuindo com a divulgação das boas práticas.