VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva já deixa saudades

11, Novembro 2022
retrospectiva do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

No último dia 2 de novembro foi encerrado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, integrando a 2ª Semana Nacional dos Clubes.

O evento foi um grande sucesso na avaliação dos participantes, uma vez que houve 100% de avaliações positivas (entre Excelente, Muito Bom e Bom), e por isso já deixa saudades.

Mas enquanto o IX Seminário em 2023 não chega, vale a pena recordar um pouco do que aconteceu. Uma série de atividades marcaram o evento com destaque para as diversas palestras.
palestra abcd e unicampA primeira foi da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD. A Secretária Nacional da pasta, Luisa Parente, apresentou os resultados do trabalho realizado no Brasil e também os projetos que estão em andamento visando o controle antidopagem no meio esportivo nacional.

O CBC mantém uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP na realização de cursos técnicos. O primeiro curso realizado foi o de Formação de Atletas coordenado pelos Professores Doutores Leandro Mazzei, que tratou do tema com os participantes, e Larissa Galatti. A parceria vai continuar, e para 2023 novas turmas deverão ser anunciadas.
josé roberto guimarães

A Formação de Atletas foi um tema que continuou por todo o evento. O Comitê Olímpico do Brasil-COB esteve representado por Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte da entidade que apresentou também a preparação do Brasil visando os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ainda sobre o tema, uma mesa redonda comandada pelo campeão olímpico de Voleibol, André Heller, contou com a participação de Confederações e Clubes que puderam passar aos participantes um pouco de suas experiências na Formação de Atletas, e entre outros representantes, destaca-se a participação da Magic Paula, vice-presidentes da CBB, e do Presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga.

O ponto alto do tema Formação de Atletas foi a palestra do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, José Roberto Guimarães. O técnico multicampeão contou sua trajetória como atleta e à frente da seleção nacional, os títulos e as frustrações que compõem sua trajetória, destacando a importância dos Clubes na carreira dos atletas.

Uma oficina denominada “Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”, coordenado pelo Prof. José Finocchio Júnior, autor da Metodologia PM Canvas, com apoio dos Gerentes Esportivos do CBC. Foram apresentados conceitos do planejamento subsidiados pelo Mapa Estratégico do CBC, e na sequência, uma matriz foi disponibilizada para a realização do trabalho prático em Clubes Monoesportivos e Multiesportivos. Foram constituídos 44 grupos, com Clubes Vinculados, Filiados Primários e Plenos, que tiveram a oportunidade de exercitar um planejamento estratégico a partir dos objetivos do CBC.

Planejamento e Governança também foram temas do evento
planejamento e governança

Fernando Maroni, Gestor do Brasil Vôlei, o Vôlei Renata de Campinas e Sérgio Domenici, Superintendente da Liga Nacional de Basquete-LNB apresentaram aos participantes suas experiências à frente desses dois projetos.

O Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, Paulo Maciel, destacou a importância da realização de eventos como este em prol do esporte nacional. “Em um mesmo lugar conseguimos reunir as principais entidades que trabalham com esporte em nosso país e certamente os temas discutidos, vão contribuir para colocarmos ainda mais em prática nossa missão de Formar Atletas e ajudar no crescimento do esporte em nosso país”.

Já o Vice-Presidente do CBC, Dr. Fernando Cruz que foi o responsável pelo encerramento do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva e salientou que os objetivos foram alcançados e que aguarda a chegada do evento no ano que vem. “Nossa avaliação é de que conseguimos atingir nossos objetivos. Quero agradecer aos participantes e espero que este Seminário tenha sido proveitoso para vocês também. Um grande abraço a todos e até a próxima”, concluiu.